Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52538
Título: | O que fazemos com o que fazem conosco… como nos formamos ao longo da nossa trajetória profissional |
Autor(es): | Sarmento, Teresa Rocha, Simone Albuquerque da Martins, Rosana |
Palavras-chave: | Narrativas Biográficas Identidades Profissionais Formação Docente |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | As céleres mudanças do mundo contemporâneo reclamam da escola e dos professores, novos saberes, teorias, experiências e valores que os permitam (re)ver, pesquisar e transformar suas práticas, na complexa tarefa de melhorar a qualidade social da educação, passando, necessariamente, pela formação inicial e continuada, pela valorização profissional, pelas condições de trabalho e, inegavelmente, pela experiência dos professores. Este cenário motivou a nossa pesquisa com narrativas biográficas, objetivando compreender como se repercutem na (re)construção de saberes, na ação profissional e na (re)constituição da identidade docente as alterações ocorridas nas últimas décadas, as políticas educacionais, legislação, alterações e mudanças institucionais, acordos internacionais, e, sobretudo, as experiências pessoais e profissionais de cada docente. Entre as quatro dimensões que o projeto almeja investigar - formação, experiência, interações e inserção em organizações – selecionamos para este texto a formação enquanto constitutiva dos saberes da prática e da identidade profissional. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52538 |
ISBN: | 2359-3822 |
Versão da editora: | http://unesp.br/anaiscongressoeducadores |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas DCEC - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
o QUE FAZEMOS COM O QUE FAZEM CONNOSCO.pdf | 825,96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |