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dc.contributor.authorSarmento, Teresapor
dc.date.accessioned2018-03-15T14:08:25Z-
dc.date.available2018-03-15T14:08:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978854440930-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52497-
dc.description.abstractA ação pedagógica com as crianças constitui um elemento identitário das educadoras de infância, atividade esta em que a dimensão humana e ética, bem como o conhecimento, a formação e a cultura se mobilizam e articulam. Neste processo assume especial importância a imagem de infância que transportam e das memórias da relação que as mesmas estabelecem com as crianças ao longo da vida profissional. Alicerçada em fundamentos humanistas, nesta linha valorizam-se as crenças, pensamentos e atitudes pessoais das educadoras, referenciais estes que, na nossa perspetiva, sustentam as interações que estabelecem com crianças e seus contextos. A infância é um conceito heterogéneo, constituindo uma categoria geracional universal, cuja construção é social e historicamente muito diferenciada. Entende-se, assim, a infância como realidade social emergente no âmbito de um conjunto de processos sociais e culturais, entre outros. As crianças são sujeitos individuais, integrantes da categoria geracional infância, sobre cuja imagem e agência há representações sociais e históricas muito diversas. Numa análise a narrativas biográficas produzidas por educadoras de infância, salientamos três tipos de referências a infâncias e a crianças: 1) as suas próprias infâncias; 2) infâncias e crianças com quem trabalharam ao longo da sua trajetória profissional; 3) descrição de situações que podem traduzir narrativas produzidas por crianças. Na presente comunicação, depois de um enquadramento teórico sobre a relação com crianças como elemento promotor de identidades profissionais de educadoras de infância, partimos para uma breve análise teórica dos conceitos de infância e criança, para, com maior destaque, assumindo (e alertando para) a intersubjetividade de adultos que (re)significam vivências e interpretações sobre infâncias e crianças, desvelarmos imagens de cada um dos tipos acima identificados.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora CRVpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInfâncias e criançaspor
dc.subjectNarrativas biográficaspor
dc.subjectIdentidades profissionaispor
dc.titleInfâncias e crianças em narrativas de educadoras de infânciapor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage77por
oaire.citationEndPage94por
oaire.citationConferencePlaceCuritibapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitlePesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionaispor
Aparece nas coleções:DCEC - Livros e Capítulos de Livros

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