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https://hdl.handle.net/1822/52497
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sarmento, Teresa | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T14:08:25Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15T14:08:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.isbn | 978854440930-5 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52497 | - |
dc.description.abstract | A ação pedagógica com as crianças constitui um elemento identitário das educadoras de infância, atividade esta em que a dimensão humana e ética, bem como o conhecimento, a formação e a cultura se mobilizam e articulam. Neste processo assume especial importância a imagem de infância que transportam e das memórias da relação que as mesmas estabelecem com as crianças ao longo da vida profissional. Alicerçada em fundamentos humanistas, nesta linha valorizam-se as crenças, pensamentos e atitudes pessoais das educadoras, referenciais estes que, na nossa perspetiva, sustentam as interações que estabelecem com crianças e seus contextos. A infância é um conceito heterogéneo, constituindo uma categoria geracional universal, cuja construção é social e historicamente muito diferenciada. Entende-se, assim, a infância como realidade social emergente no âmbito de um conjunto de processos sociais e culturais, entre outros. As crianças são sujeitos individuais, integrantes da categoria geracional infância, sobre cuja imagem e agência há representações sociais e históricas muito diversas. Numa análise a narrativas biográficas produzidas por educadoras de infância, salientamos três tipos de referências a infâncias e a crianças: 1) as suas próprias infâncias; 2) infâncias e crianças com quem trabalharam ao longo da sua trajetória profissional; 3) descrição de situações que podem traduzir narrativas produzidas por crianças. Na presente comunicação, depois de um enquadramento teórico sobre a relação com crianças como elemento promotor de identidades profissionais de educadoras de infância, partimos para uma breve análise teórica dos conceitos de infância e criança, para, com maior destaque, assumindo (e alertando para) a intersubjetividade de adultos que (re)significam vivências e interpretações sobre infâncias e crianças, desvelarmos imagens de cada um dos tipos acima identificados. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora CRV | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Infâncias e crianças | por |
dc.subject | Narrativas biográficas | por |
dc.subject | Identidades profissionais | por |
dc.title | Infâncias e crianças em narrativas de educadoras de infância | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 94 | por |
oaire.citationConferencePlace | Curitiba | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Pesquisa (auto)biográfica, infâncias, escola e diálogos intergeracionais | por |
Aparece nas coleções: | DCEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Infâncias e crianças em narrativas de educadoras de infância CIPA.pdf | 596,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |