Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52462

TítuloA valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado
Autor(es)Neto, Diana Elisabete Oliveira
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveCurrículo da Educação Básica
Desenvolvimento Curricular
Projeto Curricular Integrado
Cultural local
património natural e construído
DataSet-2014
EditoraUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitaçãoNeto, Diana & Silva, Carlos (2014). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira (Orgs.). Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (pp. 1492-1499). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ISBN: 978-989-704-188-4, 11 a 13 de setembro de 2014).
Resumo(s)Muito se tem questionado sobre o desenvolvimento do currículo na educação e no ensino, mais propriamente sobre a questão da forma de o desenvolver e avaliar. O currículo não é um pronto-a-vestir de tamanho único (Formosinho, 2007) e impera-se por o surgimento de um currículo integrado que respeite as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Nesta perspetiva, considera-se que o contexto local e a sua cultura devem coexistir e ser parte integrante do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. Portanto, a investigação que se apresenta tem como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local e recorrendo à metodologia do Projeto Curricular Integrado (Alonso, 1998). Por conseguinte, são propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida pode ser conciliada com os conteúdos curriculares. O Projeto Curricular Integrado (PCI) encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma maior responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento assumindo um papel central na sua aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. Esta investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado e tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa (Alonso & Lourenço, 1998; Alonso, 1998), o principal objetivo dos projetos focalizou-se na descoberta e conhecimento profundo da cultura local. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral. As principais conclusões aferidas com a investigação apontam para a possibilidade de conciliar a cultura local com o desenvolvimento do currículo. Desenvolver o currículo através do PCI, tendo como tema transversal a cultura local, permite ao profissional de educação proporcionar atividades integradoras, contextualizadas e significativas, onde os alunos aprendem de forma integrada e significativa conteúdos ligados à cultura e às diferentes áreas do conhecimento.
Increasingly, there is a concern to develop a curriculum based on students' interests, needs and abilities. However, education professionals have shown some difficulty in putting this curriculum into practice. This communication results from collaborative research-action-reflection with two groups of children, one from Pre-School and another from primary schools (Portuguese 1st Cycle of Basic Education), in which the curriculum was developed on the perspective of Integrated Curricular Project having as a globalizing core of the curricular and pedagogical intervention the local culture. Thus, both projects have, as intervention and research theme, the local culture as a motivation for learning and for curriculum development.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52462
ISBN978-989-704-188-4
Versão da editorahttps://goo.gl/EfQfLh
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SPCE_2014-09_Neto_&_Silva_1508-1515_&capa.pdf2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID