Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/5237

TítuloMalhas que a reclusão tece : questões de identidade numa prisão feminina
Autor(es)Cunha, Manuela Ivone P. da
Palavras-chavePrisão
Instituição total
Cultura prisional
Género
Mulheres
Pseudo-famílias
Sociabilidade
Portugal
Data1994
EditoraCentro de Estudos Judiciários
CitaçãoCUNHA, Manuela P. da - “ Malhas que a reclusão tece: questões de identidade numa prisão feminina”. Lisboa : Gabinte de Estudos Juridico-Sociais, 1994. ISBN 972-9122-13-X.
Resumo(s)A prisão constitui um quadro de vida específico e a população reclusa é exteriormente percebida como uma unidade distinta e reduzida a uma comum identidade desviante, negativa. O nivelamento pela condição reclusa vem ainda mascarar e suspender as marcas sociais prévias ao encarceramento. Este trabalho procura por isso averiguar como se articulam sociabilidades e identidades, como se recompõem as últimas e que suportes mobilizam num contexto de onde parecem ausentes os pontos de apoio habituais. Mais especificamente trata do modo como a identidade de género, a identidade sexual e a identidade «desviante» -- ou a sua recusa -- intervêm na organização das relações sociais da cadeia, e de como as lógicas internas reenviam, em última análise, a lógicas extra-prisionais. Neste sentido são também interrogadas as correntes noções de «cultura» e «sociedade prisional», e são identificados alguns dos processos locais que contribuem para a sua reificação.
Tipobook
DescriçãoLivro
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5237
ISBN972-9122-13-X
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:NEA - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Malhas que a reclusão tece.pdfDocumento principal492,73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis