Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52363
Título: | Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática |
Autor(es): | Ribeiro, Iolanda Viana, Fernanda Leopoldina Baptista, Adriana Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo |
Palavras-chave: | Literacia emergente Programas de intervenção Leitura de histórias Pré-leitura Pré-escrita |
Data: | 2017 |
Editora: | Editora Lusoinfo Multimédia |
Citação: | Ribeiro, I., Viana, F. L., Brandão, S., Baptista, A. & Costa, L. (2017). Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática. In F. L. Viana & I. Ribeiro (Coords.), Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2ª Edição, revista, pp. 74-159). Maia: Lusoinfo Multimédia. |
Resumo(s): | Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FALAR, LER E ESCREVER. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52363 |
ISBN: | 978-989-8619-24-2 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAP 4 FLE 2017. pdf.pdf Acesso restrito! | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |