Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52363

TitleLer, ouvir, refletir... Da teoria à prática
Author(s)Ribeiro, Iolanda
Viana, Fernanda Leopoldina
Baptista, Adriana
Brandão, Sara Luísa Ferreira Azevedo
KeywordsLiteracia emergente
Programas de intervenção
Leitura de histórias
Pré-leitura
Pré-escrita
Issue date2017
PublisherEditora Lusoinfo Multimédia
CitationRibeiro, I., Viana, F. L., Brandão, S., Baptista, A. & Costa, L. (2017). Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática. In F. L. Viana & I. Ribeiro (Coords.), Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2ª Edição, revista, pp. 74-159). Maia: Lusoinfo Multimédia.
Abstract(s)Neste capítulo são apresentados os roteiros de exploração das diferentes obras que constituem a base do programa FALAR, LER E ESCREVER. Tendo por base a leitura de histórias e a exploração linguística e imagética, especialmente ao nível da comunicação oral, da monitorização da reflexão linguística e de exposição ao material escrito, foram desenvolvidas e experimentadas várias propostas de trabalho que agora se disponibilizam à comunidade educativa de forma estruturada. Os roteiros de exploração das obras analisadas incluem: (1) a sinopse da obra; (2) a indicação da dimensão ou dimensões do programa contempladas; (3) a descrição das atividades e; (4) observações/sugestões para os educadores. A opção por chamar “jogos” às diferentes propostas de atividades busca enfatizar a dimensão lúdica que se pretende que assumam.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52363
ISBN978-989-8619-24-2
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAP 4 FLE 2017. pdf.pdf
  Restricted access
1,33 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID