Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52350

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Manuelapor
dc.contributor.authorVilaça, Teresapor
dc.date.accessioned2018-03-14T14:25:05Z-
dc.date.available2018-03-14T14:25:05Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationSousa, M., & Vilaça, T. (2017). Percepções dos/as alunos/as do 9º ano de escolaridade sobre o papel do conhecimento biológico na prevenção da gravidez na adolescência. In T. Vilaça, C. Rossi, C. Ribeiro, & P. Ribeiro (Eds.), Investigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidade (pp. 225 – 239). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.por
dc.identifier.isbn978-972-8952-47-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52350-
dc.description.abstractA metodologia IVAM (Investigação, Visão, Ação e Mudança) é eficaz no desenvolvimento da competência dos/as alunos para investigarem as consequências e causas dos problemas que emergem na sexualidade e planificarem, implementarem e avaliarem ações para ajudar a eliminar as causas desses problemas. Esta investigação procurou atingir vários objetivos, nomeadamente, analisar a importância que os/as alunos/as do 9.º ano atribuíam ao conhecimento biológico durante o desenvolvimento de um projeto orientado para a sua ação na de prevenção da gravidez não planeada na adolescência, seguindo a metodologia IVAM. Mais especificamente, visou analisar: i) o tipo de conhecimento científico valorizado nas consequências da gravidez na adolescência identificadas; ii) o valor atribuído ao conhecimento biológico nas causas da gravidez na adolescência; iii) o valor atribuído ao conhecimento biológico nas ações realizadas para ajudarem a eliminar as causas da gravidez na adolescência.por
dc.description.abstractThe IVAC methodology (Investigation, Vision, Action and Change) is effective in developing students' competence to investigate the consequences and causes of problems that emerge in sexuality and to plan, implement and evaluate actions to help to eliminate the causes of these problems. This research aimed to reach several objectives, namely, to analyse the importance that the students of the 9th grade attributed to the biological knowledge during the development of an action-oriented project on unplanned pregnancy prevention in adolescence, following the IVAC methodology. More specifically, it was aimed to analyse: i) the type of scientific knowledge valued in the consequences of the teenage pregnancy identified; ii) the value attributed to biological knowledge in the causes of teenage pregnancy; iii) the value attributed to biological knowledge in actions taken to help eliminate the causes of teenage pregnancy.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.relationFinanciado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrevenção da gravidezpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectMetodologia IVAMpor
dc.subjectEducação em Ciênciaspor
dc.subjectEducação Sexualpor
dc.titlePercepções dos alunos/as do 9º ano de escolaridade sobre o papel do conhecimento biológico na prevenção da gravidez na adolescênciapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage225por
oaire.citationEndPage239por
oaire.citationIssuepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleInvestigação na Formação e Práticas Docentes na Educação em Sexualidade: Contributos para a Igualdade de Género, Saúde e Sustentabilidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2017-Sousa_Vilaca-eBook2017_InvestFormaçãoPrDocentesEdSex.pdf784,62 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID