Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52342

TítuloFormação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura
Autor(es)Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveEducação Online
Docência Online
Formação de Docentes Online
Formação de Tutores
Cibercultura
Online Education
Online Teaching
Online Teaching Training
Training of tutors
Cyberculture
DataMai-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
CitaçãoLeyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863
Resumo(s)Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos, usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área.
We live in the age of hyperconnection, the explosion of social media and the rapid growth of Online Education. This fact highlights the debate about the training of teachers who work with Online Education. To better understand this issue, a systematic literature mapping was carried out in two bibliographic databases: the Open Access Scientific Repository of Portugal (RCAAP) and the periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this research a total of 1150 articles were colected, using the descriptors: Online Training of Teachers, Training for Online Teaching, Online Teaching and Training of Tutors; however, after the treatment of this data, only 13 articles were analyzed in detail. In our analysis, we observed that this field still needs to be advanced, but there are good research initiatives that aim to provide a better understanding of this topic that also expand the debates about the actions undertaken in this area.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52342
ISBN978-989-97374-5-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID