Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52342
Título: | Formação para a docência online: as nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura |
Autor(es): | Leyendecker, Cláudia Valéria Nobre Silva, Bento Duarte |
Palavras-chave: | Educação Online Docência Online Formação de Docentes Online Formação de Tutores Cibercultura Online Education Online Teaching Online Teaching Training Training of tutors Cyberculture |
Data: | Mai-2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Leyendecker, Cláudia & Silva, Bento (2017). Formação para a docência online: As nuances reveladas por um mapeamento sistemático de literatura. In: Gomes, Mª J.; Osório, A. J. & Valente, L. (orgs.). Atas da X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação – Challenges 2017 - Aprender nas Nuvens, Braga: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. pp. 1847-1863 |
Resumo(s): | Vivemos na era da hiperconexão, da explosão das redes sociais e do crescimento
vertiginoso da Educação Online. Este fato põe em realce o debate em torno da
formação de professores que atuam na Educação Online. Para melhor
compreendermos essa problemática, foi realizado um mapeamento sistemático de
literatura em duas bases de dados bibliográficos, o Repositório Científico de Acesso
Aberto de Portugal (RCAAP) e os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES). Na pesquisa obtemos um total de 1150 artigos,
usando os descritores Formação de Docentes Online, Formação para Docência
Online, Docência Online e Formação de Tutores, todavia, após o tratamento desses
dados, foram analisados, minuciosamente, 13 artigos. Em nossa análise observamos
que esse campo ainda precisa avançar, todavia, há boas iniciativas de pesquisas que
visam proporcionar um melhor entendimento sobre essa temática e que também
ampliam os debates sobre as ações empreendidas nessa área. We live in the age of hyperconnection, the explosion of social media and the rapid growth of Online Education. This fact highlights the debate about the training of teachers who work with Online Education. To better understand this issue, a systematic literature mapping was carried out in two bibliographic databases: the Open Access Scientific Repository of Portugal (RCAAP) and the periodicals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). In this research a total of 1150 articles were colected, using the descriptors: Online Training of Teachers, Training for Online Teaching, Online Teaching and Training of Tutors; however, after the treatment of this data, only 13 articles were analyzed in detail. In our analysis, we observed that this field still needs to be advanced, but there are good research initiatives that aim to provide a better understanding of this topic that also expand the debates about the actions undertaken in this area. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52342 |
ISBN: | 978-989-97374-5-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA ONLINE - AS NUANCES REVELADAS POR UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA - atas_chalenges_2017.pdf | 213,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |