Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52314
Título: | Ensino Secundário e TIC: uma reflexão sobre a Educação em Portugal |
Outro(s) título(s): | High School and Information and Communication Technologies: a reflection on Education in Portugal La educación secundaria y las Tecnologías de Información y Comunicación: una reflexión sobre la educación en Portugal |
Autor(es): | Água, Solange Vera Nunes de Lima de Silva, Bento Duarte Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de |
Palavras-chave: | Ensino secundário TIC Integração Políticas públicas High School Information and Communication Technologies Integration Public policy Educación secundaria Integración de las Tecnologías de Información y Comunicación |
Data: | Jun-2017 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
Revista: | Revista Educação em Questão |
Citação: | D’água, Solange, Silva, Bento & Almeida, Maria Elizabeth (2017). Ensino Secundário e TIC: Uma reflexão sobre a Educação em Portugal. Revista Educação em Questão, Natal, v. 55, n. 44, p. 191-215, abr./jun. 2017, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pp. 191-215 |
Resumo(s): | Este artigo apresenta parte de pesquisa realizada em estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar as políticas públicas relacionadas ao Ensino Secundário e ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de estudo documental e bibliográfico que apresenta, além de conciso histórico da integração das tecnologias na educação em relação aos programas realizados no Ensino Secundário de Portugal, dados extraídos do Observatório de Trajectos dos Estudantes do Ensino Secundário do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (Otes/Gepe), que ampliam o campo de análise. Os resultados indicam a importância do apetrechamento tecnológico disponibilizado nas escolas como resultante de políticas públicas, a relevante participação da universidade na formação contínua de professores e a importância de ações relacionadas à valorização da cultura digital entre os professores e alunos da escola pública. This paper presents part of a research that was conducted in post-doctoral stage whose purpose was to analyze public politics related to high school and the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Portugal. This is a qualitative research conducted through a documental and bibliographical study that presents, besides a concise history of technology integration in education related to the programs carried out in Secondary Education of Portugal, data that were taken from the Routes Observatory of Secondary School Students of the Statistics and Planning Education Office (OTES / GEPE), that expand the analysis field. The results indicate the importance of technological equipping available in schools as a result of public politics, a relevant interest of the university in the training of teachers and the importance of actions related to the enhancement of digital literacy among teachers and students of public schools. Este artículo presenta parte de la investigación llevada a cabo en la etapa post-doctoral cuyo objetivo era analizar las políticas públicas relacionadas con la educación secundaria y el uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) en Portugal. Se trata de una investigación cualitativa realizada a través de estudio documental y bibliográfico que presenta, además de la concisa histórica de la integración de las tecnologías en relación con los programas en la educación secundaria de Portugal, los datos recorridos del Observatorio de Trayectos de los Estudiantes de la Educación Secundaria de la Oficina de Estadística y Planificación de la Educación (Otes/Gepe), que amplían el campo del análisis. Los resultados indican la importancia de equipamientos tecnológicos disponibles en las escuelas como resultado de las polí- ticas públicas, la relevante participación de la universidad en la formación continuada de los profesores y la importancia de las acciones relacionadas a la valorización de la cultura digital entre los profesores y alumnos de la escuela pública. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52314 |
DOI: | 10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12211 |
ISSN: | 1981-1802 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino Secundário e TIC - uma reflexão sobre a Educação em Portugal.pdf | 230,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |