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TítuloSexualidade, educação em sexualidade e transtorno do espectro autista: concepções de educadores
Autor(es)Maia, Ana Cláudia Bortolozzi
Vilaça, Teresa
Vieira, Ana Carla
Salviato-Ezequiel, Giovana
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Transtorno do espectro autista
Concepção de professores
Data2017
CitaçãoMaia, A.C.B., Vilaça, T., Vieira, A.C., & Salviato-Ezequiel, G. (2017). Sexualidade, Educação em Sexualidade e Transtornos do espectro autista: concepções de educadores (Sexuality, Sexuality Education and Autism Spectrum Disorders: Conceptions of Educators). In M. M. Bris & E.S. Heredero (Coords), Hacia um modelo educativo de calidad y transformador (pp. 261-273).Espanha: Fundación Santilana; Universidade de Alcalá.
Resumo(s)A relação entre a sexualidade e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) desperta curiosidades e desafios para professores, profissionais da saúde e familiares. A literatura evidencia que as especificidades inerentes nesse transtorno, tais como comportamentos e interesses restritos e repetitivos, déficits na comunicação e sociabilidade dificultam o exercício da sexualidade a que têm direito e aumentam as condições de vulnerabilidade a que são expostos. Esta pesquisa qualitativa-descritiva teve por objetivo analisar a compreensão de educadores/ as, que atuavam diretamente com pessoas com TEA, sobre a sexualidade e educação em sexualidade dessa população, visando a elaboração e realização de formação contínua sobre o assunto. Participaram treze educadores que trabalhavam diretamente com pessoas diagnosticadas com TEA, respondendo a um questionário com questões abertas. As respostas foram organizadas nas categorias: (1) Conceito de sexualidade; (2) Compreensão sobre como as pessoas aprendem sobre sexualidade ao longo da vida; (3) Opinião sobre a responsabilidade da educação em sexualidade; (4) Desafios da educação em sexualidade de pessoas com TEA. Observou-se que as especificidades do transtorno, somadas à falta de materiais e de formação dos educadores, foram consideradas dificuldades que os educadores teriam para planejar e implementar educação em sexualidade. O conceito de sexualidade dos participantes foi, em geral, limitado e restrito às questões orgânicas do corpo e acreditam em uma educação em sexualidade espontânea ou advinda dos pares e modelos sociais. Os resultados da pesquisa indicam pontos importantes para serem considerados em uma formação continua de professores, contribuindo para uma prática fundamentada em questões teóricas.
The relationship between sexuality and Autism Spectrum Disorder (ASD) raises curiosities and challenges for teachers, health professionals and family members. The literature shows that the inherent specificities of this disorder, such as restricted and repetitive behaviors and interests and deficits in communication and sociability, make it difficult for them to exercise the sexuality to which they are entitled and increase the conditions of vulnerability to which they are exposed. This qualitative-descriptive research aimed to analyze the understanding of educators, who worked directly with people with ASD, on the sexuality and sexuality education of this population, aiming at the elaboration and realization of an ongoing in-service teacher training on this subject. Thirteen educators who worked directly with people diagnosed with ASD participated, responding to a questionnaire with open questions. The answers were organized in the categories: (1) The concept of sexuality; (2) The understanding on how people learn about lifelong sexuality; (3) The opinion on the responsibility of sexuality education; (4) Sexuality education challenges of people with ASD. It was observed that the specificities of the disorder, together with the lack of materials and the training of educators, were considered by educators difficulties to plan and implement sexuality education. The participants’ concept of sexuality was, in general, limited and restricted to the organic issues of the body and they believed in a sexuality education that is spontaneous or derived from peers and social models. The results of the research indicate important points to be considered in an in-service teacher training, contributing to a practice based on theoretical questions.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52245
ISBN978-84-680-4538-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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