Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51853
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morgado, José Carlos | por |
dc.contributor.author | Guimarães, Fernando | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-08T16:21:56Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Morgado, José Carlos, Guimarães, Fernando & Pacheco, José Augusto (2017). Currículo e Cidadania Cultural: relações emergentes na Guiné- Bissau. In M. A. Aguiar, J. A. Pacheco & G. L. Mendes (Orgs.), Currículo, Cultura, Inclusão e Diferenças, Série 4, Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, pp. 679-687. Recife - Brasil: ANPAE. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51853 | - |
dc.description.abstract | Partindo do princípio de que a cultura é um dos eixos estruturantes quer da política cultural quer da própria cultura política (Chaúi, 2006), sendo, por isso, determinante na inclusão ou exclusão dos indivíduos em termos sociais, importa refletir sobre a importância da cidadania cultural, aqui reconhecida como direito de todos os cidadãos à cultura e como meio de afirmação das singularidades individuais e coletivas de cada contexto, e analisar as potencialidades que o currículo escolar proporciona nesse processo. Para o efeito, abordamos alguns aspetos que consideramos relevantes na Educação para a Cidadania, entendida como possibilidade de contextualização do currículo escolar, identificando alguns elementos que consideramos essenciais para a sua organização na escola e os contributos que este espaço curricular disponibiliza para a construção e a consolidação da cidadania cultural na Guiné-Bissau. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Cidadania cultural | por |
dc.title | Currículo e cidadania cultural: relações emergentes na Guiné-Bissau | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 679 | por |
oaire.citationEndPage | 687 | por |
oaire.citationIssue | 4 | por |
oaire.citationConferencePlace | Recife, Brasil | por |
dc.identifier.eisbn | 978-85-87987-05-1 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Currículo, cultura, inclusão e diferenças: anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLABQC2016_paper_26.pdf Acesso restrito! | 325,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |