Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51853

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorgado, José Carlospor
dc.contributor.authorGuimarães, Fernandopor
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.date.accessioned2018-03-08T16:21:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMorgado, José Carlos, Guimarães, Fernando & Pacheco, José Augusto (2017). Currículo e Cidadania Cultural: relações emergentes na Guiné- Bissau. In M. A. Aguiar, J. A. Pacheco & G. L. Mendes (Orgs.), Currículo, Cultura, Inclusão e Diferenças, Série 4, Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, pp. 679-687. Recife - Brasil: ANPAE.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51853-
dc.description.abstractPartindo do princípio de que a cultura é um dos eixos estruturantes quer da política cultural quer da própria cultura política (Chaúi, 2006), sendo, por isso, determinante na inclusão ou exclusão dos indivíduos em termos sociais, importa refletir sobre a importância da cidadania cultural, aqui reconhecida como direito de todos os cidadãos à cultura e como meio de afirmação das singularidades individuais e coletivas de cada contexto, e analisar as potencialidades que o currículo escolar proporciona nesse processo. Para o efeito, abordamos alguns aspetos que consideramos relevantes na Educação para a Cidadania, entendida como possibilidade de contextualização do currículo escolar, identificando alguns elementos que consideramos essenciais para a sua organização na escola e os contributos que este espaço curricular disponibiliza para a construção e a consolidação da cidadania cultural na Guiné-Bissau.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCidadania culturalpor
dc.titleCurrículo e cidadania cultural: relações emergentes na Guiné-Bissaupor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage679por
oaire.citationEndPage687por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationConferencePlaceRecife, Brasilpor
dc.identifier.eisbn978-85-87987-05-1-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationCurrículo, cultura, inclusão e diferenças: anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curricularespor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CLABQC2016_paper_26.pdf
Acesso restrito!
325,37 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID