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TitleEducação para a cidadania e integração comunitária na Guiné-Bissau
Author(s)Morgado, José Carlos
Guimarães, Fernando
KeywordsCurrículo
Educação para a cidadania
Integração comunitária
Curriculum
Education for citizenship
Community integration
Issue date2017
PublisherUniversidade de Cabo Verde
CitationMorgado, José Carlos & Guimarães, Fernando (2017). Educação para a Cidadania e Integração Comunitária na Guiné-Bissau. In A. F. Moreira & J. A. Pacheco (Presids.), III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Educação, Formação e Crioulidade, pp. 1-8. Cabo Verde - Cidade da Praia: Universidade de Cabo Verde.
Abstract(s)A cidadania é uma questão emergente em diversos países africanos adquirindo uma centralidade política e social em contextos onde o baixo nível de vida das populações é um assunto socialmente preocupante com evidentes reflexos nas camadas mais vulneráveis, em particular, as mulheres e as crianças, como é o caso da Guiné-Bissau onde decorre a Reforma Curricular do Ensino Básico. Esta comunicação, assenta na análise de materiais produzidos no âmbito da referida reforma, na qual participamos, tais como as Orientações Programáticas, o Caderno de Atividades dos Alunos e o Guia do Professor da Educação para a Cidadania. Os dados evidenciam a importância do currículo, permitindo-nos concluir que no domínio da Educação para a Cidadania, este se deve organizar em torno de três eixos estruturantes: o individual, o relacional e o comunitário, essenciais para o desenvolvimento de capacidades, competências e atitudes que prepararem os jovens para uma efetiva integração na comunidade.
Citizenship is an emergent question in several African countries. It has developed a political and social centrality in places in which the low living conditions standards are a social concerning in specific in social groups at risk of exclusion, namely women and children, such as in Guinea-Bissau where the reform of the basic school teaching is occurring. This paper is based on the analysis of school education materials produced in the frame of the referred reform in which we are taking part. This work we are achieving includes curriculum guidelines, pupils textbooks and Teachers’ Guidelines included in a book on Education for Citizenship. Data analysed show the importance of curriculum and allow us to argue that in Education for Citizenship teaching has to be organised based on three structuring axis: the individual, the relational and the communitarian. These are essential axis for the development of abilities, competences and attitudes that prepare young pupils for an affective integration in community.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51849
ISSN2527-0702
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEC - Textos em atas

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