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TítuloA valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado
Autor(es)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Neto, Diana Elisabete Oliveira
Palavras-chaveCurrículo da Educação Básica
Desenvolvimento curricular
Projeto Curricular Integrado
Cultural local
DataJul-2016
EditoraBIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
CitaçãoSilva, Carlos & Neto, Diana (2016). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. Anais do VII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (CIPA 2016) “Narrativas (Auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos” (17 a 20 de Julho). Eixo 2 - Espaços Formativos, Memórias e Narrativas. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil: Universidade de Universidade Federal de Mato Grosso. (policopiado, pp. 12). ISSN 2178-0676. Disponível online em < https://goo.gl/N19Bpp >
Resumo(s)Promove-se o desenvolvimento e avaliação do currículo da educação básica, numa lógica curricular integrada que respeita as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Considera-se o contexto local e a sua cultura como elementos integrantes do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. A presente investigação teve como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local, recorrendo ao constructo de Projeto Curricular Integrado, seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa. São propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida se conciliada com os conteúdos curriculares, focalizou-se na descoberta e no conhecimento profundo da cultura local. O Projeto Curricular Integrado encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento, assumindo um papel central na aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. A investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado, tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito do practicum do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber-conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51308
ISSN2178-0676
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas


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