Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51230

TitleDiferença social e inclusão: contributos da educação não-formal
Author(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
Faria, Maria Augusta Costa
Issue date2009
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Abstract(s)A Educação, na sua acepção mais ampla, abraça uma panóplia de esferas educativas, de índole não-formal e informal, que ultrapassam os muros escolares e perfilham valores, condutas, experiências e representações igualmente valorativas no percurso individual e social. Abordar a temática da educação, nesta acepção ampla, suscita obrigatoriamente a questão da inclusão social, cujo conceito coloca a nu o estigma e a diferença social. Ser-se diferente, actualmente, significa estar à margem dos padrões socialmente aceites, excluído de oportunidades e do exercício pleno de cidadania. Torna-se, portanto, fundamental formar consciências e fomentar condutas sociais, visando uma sociedade inclusiva e igualitária. É, neste sentido, que as iniciativas de carácter não-formal assumem uma importância inigualável, pois fortalecem e complementam a acção educativa desenvolvida pela escola. O Projecto “Prevenir para Não Remediar” consistiu na prevenção de comportamentos de risco e condutas desviantes, destinado a jovens cujos trajectos de vida eram marcados por situações de risco e transgressão das normas sociais. Tornou-se imprescindível intervir no sentido de despertar os jovens para a mudança de comportamentos, de modo a traçar um projecto de vida saudável e equilibrado isento de dependências e condutas anti-sociais. Assim, conceber acções de prevenção de comportamentos de risco e desviantes, bem como promover o desenvolvimento humano e social dos jovens foram as prioridades de intervenção adoptadas pelo Projecto, o qual abraçou múltiplas vertentes: a informação sobre factores de risco e de protecção, valorização pessoal, valores morais, auto-estima, relacionamento interpessoal, sociabilidade e cidadania.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51230
ISBN978-972-8746-71-1
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diferença social e inclusão - contributos da educação não formal.pdf331,08 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID