Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51168

TítuloAnálise das narrativas orais em crianças entre os 12 e os 40 meses: um estudo quantitativo exploratório em contexto de creche
Autor(es)Abreu, Sandra Patrícia Vilela de
Orientador(es)Cruz-Santos, Anabela
Palavras-chaveCreche
Narrativas
Avaliação
Linguagem
Intervenção precoce
Day care
Narratives
Assessment
Language
Early intervention
Data2017
Resumo(s)Sendo as perturbações da linguagem em crianças de idades pré-escolar de elevada prevalência, comprometendo o seu desenvolvimento global, existe uma crescente preocupação em analisar a aquisição e o desenvolvimento da linguagem e suas possíveis alterações em idades precoces. Este estudo tem como finalidade analisar as competências das narrativas orais de crianças entre os 12 e os 40 meses segundo o número e tipo de palavras diferentes produzidas. A amostra deste estudo abrange 36 crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 40 meses, que frequentavam o contexto de creche, de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em contextos rurais. As narrativas orais produzidas pelas crianças foram avaliadas tendo em conta o instrumento de Baron- Cohen, Leslie e Frith (1986), uma série de 10 narrativas orais, agrupadas em três tipos de narrativas: mecânicas, comportamentais e intencionais. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que: a) da primeira para a segunda avaliação, verificou-se um aumento do número e tipo de palavras diferentes produzidas, por todas as crianças, em todas as narrativas orais, b) o género feminino obteve melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas na classe dos adjetivos, enquanto o género masculino obteve melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas nas classes dos nomes e preposições, c) as mães com o grau de licenciatura e ensino secundário obtiveram melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas nas classes nomes, artigos, advérbios, preposições e adjetivos, enquanto que os pais com o ensino secundário obtiveram melhores resultados no número e tipo de palavras diferentes produzidas nas sete classes de palavras avaliadas, d) dos três tipos de narrativas orais avaliadas, as narrativas mecânicas foram as que obtiveram resultados superiores ao nível do número e tipo de palavras diferentes produzidas, e e) o estudo comprova o impacto que os contextos e os seus participantes tecem ao nível das competências narrativas das crianças, com o aumento do número de palavras produzidas entre os dois momentos de avaliações decorridos num ano letivo.
As language disorders in preschool children are in high prevalence, it compromises their overall development, there is a growing concern in analyzing the acquisition and development of language and its possible changes at early ages. This study aims to analyze the skills of oral narratives of children between 12 and 40 months according to the number and type of different words produced. The sample of this study covers 36 children aged between 12 and 40 months who attended the day care center of Private Institutions (IPSS) in rural contexts. The oral narratives produced by the children were evaluated according to the Baron-Cohen, Leslie and Frith (1986) instrument, a series of 10 oral narratives, grouped into three types of narratives: mechanical, behavioral and intentional narratives. The results obtained in this study showed that: a) from the first to the second assessment evaluation, there was an increase in the number and type of different words produced, by all children, in all oral narratives, b) girls obtained better results in the number and type of different words produced in the class of adjectives, whereas boys obtained better results in the number and type of different words produced in the classes of the names and prepositions, c) mothers with a licentiate degree and secondary education obtained better results in the number and type of different words produced in names, articles, adverbs, prepositions and adjectives, while parents with secondary education obtained better results in number and type of different words produced in the seven classes of words-assessed, d) of the three types of oral narratives assessed, the mechanical narratives were those that obtained better results with a greater number and type of different words produced, and e) the study proves the impact that the contexts and their participants in the children's oral narratives competencies, with the increase in the number of words produced between the two moments of assessment.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/51168
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Patricia Vilela de Abreu.pdfDissertação de Mestrado3,86 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID