Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51143
Título: | As histórias de vida na formação de educadores de adultos |
Outro(s) título(s): | Life stories in the training of adult educators |
Autor(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Formação de educadores de adultos Educação de adultos Histórias de vida Training of adult educators, Adult education Life stories |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Revista: | Educação Unisinos |
Resumo(s): | Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezanove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um. This paper aims to describe an experience of education/training in the training of adult educators in the Master’s Course of Education at the University of Minho. Framed by the objectives of one of the curricular units of the course, we made a research experience that helped to understand when, where, with whom and how adults are educated and trained. In this study we chose a qualitative approach, without neglecting quantifi able data. We used life stories as the method and the semi-structured interview as the data collection technique. The participants were nineteen individuals. The results have effectively led us to corroborate the guidelines of this new epistemology: education/training is a permanent process, with a community nature that is realized through the relationships, events, experiences and contexts that occur in the lives of each one of us. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51143 |
ISSN: | 2177-6210 |
Versão da editora: | http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.07/4890 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As histórias de vida na formação de educadores de adultos.pdf | 826,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |