Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/51143

TitleAs histórias de vida na formação de educadores de adultos
Other titlesLife stories in the training of adult educators
Author(s)Antunes, Maria da Conceição Pinto
KeywordsFormação de educadores de adultos
Educação de adultos
Histórias de vida
Training of adult educators,
Adult education
Life stories
Issue date2015
PublisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
JournalEducação Unisinos
Abstract(s)Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezanove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/ comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.
This paper aims to describe an experience of education/training in the training of adult educators in the Master’s Course of Education at the University of Minho. Framed by the objectives of one of the curricular units of the course, we made a research experience that helped to understand when, where, with whom and how adults are educated and trained. In this study we chose a qualitative approach, without neglecting quantifi able data. We used life stories as the method and the semi-structured interview as the data collection technique. The participants were nineteen individuals. The results have effectively led us to corroborate the guidelines of this new epistemology: education/training is a permanent process, with a community nature that is realized through the relationships, events, experiences and contexts that occur in the lives of each one of us.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/51143
ISSN2177-6210
Publisher versionhttp://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.07/4890
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As histórias de vida na formação de educadores de adultos.pdf826,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID