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https://hdl.handle.net/1822/51123
Título: | Introdução. Da necessidade de aprofundar o debate sobre currículo e avaliação |
Autor(es): | Flores, Maria Assunção |
Editor(es): | Flores, Maria Assunção |
Palavras-chave: | Currículo Avaliação |
Data: | 17-Nov-2017 |
Editora: | De Facto Editores |
Citação: | Flores, M. A. (2017) Introdução. Da necessidade de aprofundar o debate sobre currículo e avaliação.in M. A. Flores (Orgs) Práticas e discursos sobre currículo e avaliação. Contributos para aprofundar um debate. Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-22 |
Resumo(s): | O currículo e a avaliação constituem dois temas centrais nos debates sobre educação, tanto no nosso país como no contexto internacional, embora, muitas vezes, a sua análise seja demasiado redutora e simplista. Expressões como “rigidez e obesidade curricular”, “emagrecimento do currículo”, “controlo do currículo”, “extensão do currículo” “fragmentação curricular”, etc. são recorrentes na literatura sobre currículo e também nos discursos políticos. Por seu turno, a avaliação surge como a panaceia para resolver os problemas da educação, nomeadamente para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas, não obstante ser, muitas vezes utilizada, de forma redutora, apenas no sentido de classificação. A necessidade de recentrar o debate sobre o currículo e a avaliação, numa perspetiva integrada e coerente, constitui o objetivo principal desta obra onde se procura questionar, a partir de diversos contextos e perspetivas, os discursos e as práticas curriculares. |
Tipo: | Prefácio |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51123 |
ISBN: | 978-989-8557-79-7 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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