Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51122
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, Maria Alfredo | por |
dc.contributor.author | Flores, Maria Assunção | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Lia Raquel | por |
dc.contributor.editor | Flores, Maria Assunção | por |
dc.contributor.editor | Moreira, Maria Alfredo | por |
dc.contributor.editor | Oliveira, Lia Raquel | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-27T14:01:10Z | - |
dc.date.available | 2018-02-27T14:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-30 | - |
dc.identifier.citation | Moreira, M. A. Flores, M. A. & Oliveira, L. (2017) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que que currículo e para que alunos? in M. A. Flores, M. A. Moreira e L. Oliveira (Orgs) Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores, 2ª edição revista e aumentada, Santo Tirso: De Facto Editores, pp. 7-18 | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8655-53-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51122 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores constitui uma das temáticas que tem sido objeto de debate, nem sempre consensual, sobre as suas finalidades, o seu currículo, os seus modos de organização e o seu impacto na aprendizagem profissional dos docentes. Trata-se, portanto, de uma temática que tem sido estudada a partir de uma diversidade de olhares que encerram determinadas conceções de professor, de escola e de educação; daí a existência de uma diversidade de modelos, de contextos e de percursos de formação e de modos distintos de olhar para o papel das universidades e das escolas no processo formativo dos futuros professores (ver, por exemplo, Darling-Hammond, Newton, & Wei, 2010; Flores, 2011, 2014; 2016; Flores, Vieira & Ferreira, 2014; Flores et al., 2016; Moreira & Vieira, 2012; Moreira, 2016). A coletânea de textos que aqui se apresenta, numa edição revista e alargada, pela tradução dos capítulos em língua estrangeira, pela inclusão de dois novos capítulos e pela revisão de alguns dos textos da 1ª edição, ilustra algumas das questões mais relevantes neste domínio e a que urge dar resposta. Trata-se de uma obra que procura constituir um espaço de reflexão centrado em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | De Facto Editores | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Desafios curriculares | por |
dc.title | Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 7 | por |
oaire.citationEndPage | 18 | por |
oaire.citationIssue | 2ª edição revista e aumentada | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Moreira, Flores e Oliveira.pdf | 443,15 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |