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https://hdl.handle.net/1822/51025
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Almeida, M. J. | por |
dc.contributor.author | Forjaz, Maria Antónia | por |
dc.contributor.author | Almeida Aguiar, Cristina | por |
dc.date.accessioned | 2018-02-26T10:56:11Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Maria Judite Almeida, Maria Antónia Forjaz, Cristina Almeida Aguiar (2016). Construindo a Comunicação de Ciência. In F Vieira, JLC Silva, MA Flores, CC Oliveira, FL Ferreira, S Caires & T Sarmento (Eds) Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas, Vol 2, pp. 69-85. De Facto Editores, Portugal. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-72-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/51025 | - |
dc.description.abstract | A Comunicação de Ciência, enquanto comunicação do conhecimento científico de forma acessível, é tão antiga quanto a Ciência. No século XVII surgiram as primeiras academias científicas (Accademia dei Lincei, Itália; Royal Society of London, Inglaterra; Académie des Sciences, França) mas foi a publicação do relatório Public Understandig of Science (PUS, 1985), que impulsionou interesse e atividades em torno da divulgação/ compreensão da Ciência pelo público. Diferentes paradigmas foram sendo propostos sobre divulgação de ciência: o modelo inicial centrado numa literacia básica (ciência considerada conhecimento cultural com que todos devem familiarizar-se) e numa literacia política (só cidadãos informados influenciam) evoluiu para a Literacia Cientifica (anos 60, séc XX) e posteriormente para a designada Compreensão da Ciência pelo Público (PUS), modelo assente no déficit na atitude do público face à ciência. Todavia, desde os anos 90, aceita-se que Ciência e Sociedade são o modelo que se quer contextual (reflexivo e interativo). Scientia.com.pt é um projeto de divulgação de Ciência multifacetado. Criado e dinamizado por três docentes da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Scientia.com.pt tem por fim último permitir a diferentes públicos a troca recíproca do conhecimento e entendimento necessários à participação crítica e ativa no debate público e tomada de decisões conscientes sobre questões relacionadas com Ciência. Em traços gerais, tem por missão divulgar Ciência dum modo interativo, ajustada a públicos diversificados, catalisando vontades de variados setores (universitário/ não universitário, científico/ humanístico, público/ privado, etc), para chegar ao maior número de pessoas independentemente do seu nível cultural e/ ou etário. É um projeto pensado como de largo espetro e aberto a parcerias com outras entidades que partilhem objetivos comuns. As suas atividades obrigam também a um questionamento permanente sobre a divulgação de ciência e a uma avaliação constante, aspetos que aqui se pretendem partilhar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | De Facto Editores | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Scientia.com.pt | por |
dc.subject | Experiment@Ciência | por |
dc.subject | Divulgação de ciência | por |
dc.title | Construindo a comunicação de ciência | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://defactoeditores.pt/shop/practicum/inovacao-pedagogica-no-ensino-superior-ideias-e-praticas-volume-i/ | por |
oaire.citationStartPage | 29 | por |
oaire.citationEndPage | 45 | por |
oaire.citationConferencePlace | Santo Tirso, Portugal | por |
oaire.citationVolume | 2 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas | por |
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