Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/51025

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, M. J.por
dc.contributor.authorForjaz, Maria Antóniapor
dc.contributor.authorAlmeida Aguiar, Cristinapor
dc.date.accessioned2018-02-26T10:56:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMaria Judite Almeida, Maria Antónia Forjaz, Cristina Almeida Aguiar (2016). Construindo a Comunicação de Ciência. In F Vieira, JLC Silva, MA Flores, CC Oliveira, FL Ferreira, S Caires & T Sarmento (Eds) Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas, Vol 2, pp. 69-85. De Facto Editores, Portugal.por
dc.identifier.isbn978-989-8557-72-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/51025-
dc.description.abstractA Comunicação de Ciência, enquanto comunicação do conhecimento científico de forma acessível, é tão antiga quanto a Ciência. No século XVII surgiram as primeiras academias científicas (Accademia dei Lincei, Itália; Royal Society of London, Inglaterra; Académie des Sciences, França) mas foi a publicação do relatório Public Understandig of Science (PUS, 1985), que impulsionou interesse e atividades em torno da divulgação/ compreensão da Ciência pelo público. Diferentes paradigmas foram sendo propostos sobre divulgação de ciência: o modelo inicial centrado numa literacia básica (ciência considerada conhecimento cultural com que todos devem familiarizar-se) e numa literacia política (só cidadãos informados influenciam) evoluiu para a Literacia Cientifica (anos 60, séc XX) e posteriormente para a designada Compreensão da Ciência pelo Público (PUS), modelo assente no déficit na atitude do público face à ciência. Todavia, desde os anos 90, aceita-se que Ciência e Sociedade são o modelo que se quer contextual (reflexivo e interativo). Scientia.com.pt é um projeto de divulgação de Ciência multifacetado. Criado e dinamizado por três docentes da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Scientia.com.pt tem por fim último permitir a diferentes públicos a troca recíproca do conhecimento e entendimento necessários à participação crítica e ativa no debate público e tomada de decisões conscientes sobre questões relacionadas com Ciência. Em traços gerais, tem por missão divulgar Ciência dum modo interativo, ajustada a públicos diversificados, catalisando vontades de variados setores (universitário/ não universitário, científico/ humanístico, público/ privado, etc), para chegar ao maior número de pessoas independentemente do seu nível cultural e/ ou etário. É um projeto pensado como de largo espetro e aberto a parcerias com outras entidades que partilhem objetivos comuns. As suas atividades obrigam também a um questionamento permanente sobre a divulgação de ciência e a uma avaliação constante, aspetos que aqui se pretendem partilhar.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherDe Facto Editorespor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectScientia.com.ptpor
dc.subjectExperiment@Ciênciapor
dc.subjectDivulgação de ciênciapor
dc.titleConstruindo a comunicação de ciênciapor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://defactoeditores.pt/shop/practicum/inovacao-pedagogica-no-ensino-superior-ideias-e-praticas-volume-i/por
oaire.citationStartPage29por
oaire.citationEndPage45por
oaire.citationConferencePlaceSanto Tirso, Portugalpor
oaire.citationVolume2por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleInovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticaspor
Aparece nas coleções:CMAT - Artigos em atas de conferências e capítulos de livros com arbitragem / Papers in proceedings of conferences and book chapters with peer review

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO NEIP.pdf
Acesso restrito!
596,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID