Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/51016
Título: | Educação, desenvolvimento e empoderamento: para repensar a formação universitária de educadores e interventores sociais |
Outro(s) título(s): | Education, development and empowerment: to rethink the university training of educators and social workers |
Autor(es): | Barbosa, Manuel Gonçalves |
Palavras-chave: | Educação Desenvolvimento Empoderamento |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de Passo Fundo Editora |
Resumo(s): | Educação, desenvolvimento e empoderamento é a chave que aqui fornecemos para repensar, em novos termos, a formação universitária de educadores e interventores sociais. O ponto de partida é constituído pela revisão da relação entre educação e desenvolvimento por forma a colocar em evidência a cacofonia de agendas e narrativas que envolve esse importante tema da atualidade. A seguir, e numa segunda etapa, surge a ressignificação do desenvolvimento como empoderamento, ou seja, como reforço dos poderes pessoais que são essenciais à cidadania e à qualidade de vida. Por fim, e tendo por base esse exercício de reconceptualização, avançamos com as linhas mestras de uma pedagogia que, edificada à luz do desenvolvimento como empoderamento, serve para repensar, com propósitos de isomorfismo, tanto a formação quanto a atuação de educadores e interventores sociais. Education, development and empowerment is the key that we provide to rethink, on new terms , the university training of educators and social workers . The starting point consists of the review of the relationship between education and development in order to put in evidence the cacophony of agendas and narratives that surround this important subject. Then, in a second stage, the redefinition of development emerges as empowerment, i.e., as a reinforcement of personal powers that are essential to citizenship and quality of life. Finally, and based on that exercise of reconceptualization, we come forward with the guidelines of a pedagogy that, built on the light of development as empowerment, serves to rethink , with purposes of isomorphism, the training as well as the role of educators and social workers. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/51016 |
e-ISBN: | 978-85-523-0012-0 |
Versão da editora: | http://editora.upf.br/index.php/e-books-topo/45-filosofia-area-do-conhecimento/185-sobre-filosofia-e-educacao-racionalidade-amizade-e-formacao |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao, desenvolvimento e empoderamento para repensar a formacao universitaria de educadores e interventores sociais.pdf Acesso restrito! | 427,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |