Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50818

TítuloAdaptação do inventário de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates: estudos de validação
Outro(s) título(s)The macarthur-bates communicative development inventory adaptation: validation studies
Autor(es)Silva, Carla Susana Ferreira da
Orientador(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveInventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates
Palavras e gestos
Palavras e frases
Gestos
Linguagem recetiva
Linguagem expressiva
Desenvolvimento lexical
Desenvolvimento gramatical
MacArthur-Bates communicative development inventories
Words and gestures
Words and phrases
Gestures
Receptive language
Expressive language
Lexical development
Grammar development
Data2017
Resumo(s)Em Portugal, apesar da importância que a linguagem tem no desenvolvimento da criança e de existir um crescente interesse pela avaliação neste domínio durante a primeira infância, são ainda escassos os instrumentos que avaliam o desenvolvimento da comunicação e da linguagem em idades mais precoces (até aos 24 meses). Na presente investigação procurou-se adaptar e validar os Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates para o Português Europeu. Ao longo de quatro capítulos são apresentados os seguintes objetivos: i) revisão de conceitos relacionados com o desenvolvimento da linguagem oral, metodologias de avaliação e análise dos instrumentos existentes em Portugal para crianças em idade pré-escolar; ii) adaptação e validação para o Português Europeu do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates: Palavras e Gestos (IDC – PG), para crianças entre os 8 e os 15 meses; iii) adaptação e validação para o Português Europeu do Inventário de Desenvolvimento Comunicativo MacArthur-Bates: Palavras e Frases (IDC – PF), para crianças entre os 16 e os 30 meses; e iv) análise da relação entre o desenvolvimento dos gestos e da linguagem entre os 8 e os 15 meses. No primeiro capítulo, após uma revisão sobre os conceitos teóricos, é feita uma análise das diferentes metodologias de avaliação da linguagem e dos instrumentos existentes em Portugal, constatando-se a necessidade de desenvolver instrumentos para avaliação precoce de crianças até aos 24 meses. O primeiro estudo (capítulo 2) apresenta a adaptação e validação para o Português Europeu do IDC – PG, numa amostra de 1314 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 meses. Os resultados indicam que a compreensão e a produção de palavras, e o uso de gestos aumentam com a idade. Apenas foi encontrado um efeito principal do sexo para o total de gestos, tendo as meninas obtido pontuações mais elevadas do que os meninos, apesar do tamanho do efeito ser pequeno. Obtiveram-se correlações positivas entre todas as subescalas, mesmo depois de controlar os efeitos da idade e do sexo. Estes resultados são discutidos em termos de sua consistência com os obtidos para outros países e línguas. O segundo estudo (capítulo 3) apresenta a adaptação e validação para o Português Europeu do IDC – PF, numa amostra de 3012 crianças, com idades compreendidas entre os 16 e os 30 meses. Os resultados indicam um aumento no desenvolvimento lexical e das cinco medidas de desenvolvimento gramatical (morfologia regular, morfologia irregular, sobregeneralizações, MLU e complexidade morfossintática) ao longo do tempo. Foi encontrado um efeito principal do sexo no desenvolvimento lexical, e em quatro subescalas de desenvolvimento gramatical (morfologia regular, morfologia irregular, sobregeneralizações e complexidade morfossintática), com as meninas a obterem resultados mais elevados do que os meninos. Obtiveram-se correlações positivas entre todas as subescalas, mesmo depois de se controlar os efeitos de idade e sexo. Estes resultados são discutidos em termos de sua consistência com os obtidos para outros países e línguas. O terceiro estudo (capítulo 4) analisa as relações entre diferentes tipos de gestos (totais, iniciais e tardios) e duas dimensões lexicais: número de palavras produzidas e compreendidas, utilizando um design longitudinal. A amostra é constituída por 48 crianças cujos pais preencheram o IDC – PG quando estas tinham 9, 12 e 15 meses de idade. Os resultados obtidos mostram que o número total de ações e gestos e o número de gestos iniciais, aos 9 e aos 12 meses, previram o número de palavras compreendidas três meses depois. O poder preditivo das ações e gestos em relação ao número de palavras produzidas apenas foi encontrado no intervalo entre os 9 e os 12 meses. A compreensão e a produção de palavras não previram ações e gestos três meses depois. Estes resultados destacam a importância do comportamento nãoverbal comunicativo no desenvolvimento da linguagem. Na conclusão são analisados os resultados obtidos e o contributo das versões adaptadas para o Português Europeu dos IDC. São ainda analisadas as limitações dos estudos realizados e apontadas direções para futuras investigações.
In Portugal, despite of the importance that language has in child´s development and the existence of an increasing interest in this evaluation domain during the first infancy, still scarce the instruments that evaluate the development of communication and language in early years (under 24 months). In the present investigation we tried to adapt and validate the Macarthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese. Throughout four chapters the following objectives are presented: i) review of concepts related to oral language development, evaluation methodologies and analysis of the existing instruments in Portugal for preschool children; ii) adaptation and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventory: Words and Gestures (IDC - PG) to European Portuguese, for children between 8 and 15 months; iii) adaptation and validation of the MacArthur-Bates Communicative Development Inventory: Words and Sentences (IDC-PF) to European Portuguese, for children between 16 and 30 months; and iv) analysis of the relationship between the development of gestures and language between 8 and 15 months. In the first chapter, after a review on the theoretical concepts, an analysis of the different language evaluation methodologies and of the existing instruments in Portugal, findings showed the need to develop instruments for early evaluation of children up to 24 months. First study (chapter 2) presents the adaptation and validation of the IDC - PG to European Portuguese, with a sample of 1314 children, aged between 8 and 15 months. The results indicate that the comprehension and production of words, and the use of gestures increase with age. Only one main sex effect was found for total gestures, with girls achieving higher scores than boys, despite the small effect size. There were positive correlations between all subscales, even after controlling the effects of age and sex. These results are discussed in terms of their consistency with those obtained for other countries and languages. Second study (chapter 3) presents the adaptation and validation of the IDC – PF to European Portuguese, with a sample of 3012 children, aged between 16 and 30 months. The results indicate an increase in lexical development and in the five measures of grammatical development (regular morphology, irregular morphology, overgeneralizations, MLU and morphosyntactic complexity) over the time. A main effect of sex in lexical development and in four grammatical development subscales (regular morphology, irregular morphology, overgeneralizations and morphosyntactic complexity) was found, with girls achieving higher results than boys. Positive correlations were obtained between all subscales, even after the effects of age and sex were controlled. These results are discussed in terms of their consistency with those obtained for other countries and languages. Third study (chapter 4) analyzes the relationships between different types of gestures (total, early and later) and two lexical dimensions: number of words produced and understood, using a longitudinal design. The sample consisted of 48 children whose parents filled the IDC - PG when they were 9, 12 and 15 months old. The results show that the total number of actions and gestures and the number of early gestures, at 9 and 12 months, predicted the number of words comprised three months later. The predictive power of actions and gestures in relation to the number of words produced was only found in the interval between 9 and 12 months. The understanding and production of words did not predict actions and gestures three months later. These results highlight the importance of communicative non-verbal behavior in language development. In the conclusion, the results obtained and the contribution of the adapted versions to the European Portuguese of the IDC are analyzed. We also analyze the limitations of the studies carried out and point out directions for future investigations.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Psicologia da Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50818
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Susana Ferreira da Silva.pdf
Acesso restrito!
2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID