Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/50744

TitleNuno Portas, escritos 1975-2012: Os tempos das formas, vol. II: A cidade imperfeita e a fazer
Author(s)Oliveira, Ivo
Bandeira, Pedro
KeywordsCidade
Território
Arquitetura
Issue dateMay-2012
PublisherUniversidade do Minho. Escola de Arquitectura (EA)
CitationBandeira, P; Oliveira (org.), 2012, Nuno Portas: Os Tempos das Formas. vol. II A Cidade Imperfeita e a Fazer, Guimarães: Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.
Abstract(s)Com o subtítulo “A Cidade Imperfeita e a Fazer”, este segundo volume de Os Tempos das Formas continua a sequência temática do primeiro. Em dois capítulos, Governabilidades e Regulações (Capítulo III) e Cidade por Partes e Cidade Extensiva (Capítulo IV), é apresentada uma selecção de escritos de Nuno Portas realizados entre 1975 e 2012. A sequência de leituras proposta não é cronológica. Com ela deverá torna-se claro o posicionamento de Nuno Portas acerca de muitos temas que têm estado associados à acção sobre o território, e revela-se as razões das permanências e das transformações que, no discurso e na prática sempre ocorrem. Cada capítulo apresenta-se como um percurso. Enquanto o Capítulo III percorre o caminho das Regiões-Plano ao Plano de Pormenor, o Capítulo IV sai da cidade em direcção ao Portugal Urbano. Para o leitor, o percurso sugerido pode, logo na primeira leitura, ser perturbado pelo carácter imbricado dos temas que informam o território. O posicionamento de Nuno Portas, profundamente propositivo e interventivo, obriga-o a um genuíno interesse em aproveitar o presente e a sua crise, vislumbrando aí um momento interessante para pensar no que amanhã vamos fazer. Talvez por esse motivo, é significativo o número de textos escritos após a publicação, em 2005, do primeiro volume.
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/50744
ISBN978-989-96163-5-6
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:EA - Livros e Capítulos de Livros


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID