Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/50668

TítuloCrianças, instituições de acolhimento e interações inclusivas: um estudo de caso
Autor(es)Arantes, Adriana Alexandra Monteiro
Orientador(es)Sarmento, Manuel Jacinto
Palavras-chaveCrianças
Instituições de acolhimento
Interações
Desenvolvimento emocional
Infância
Children
Host institutions
Inclusive interactions
Emotional development
Childhood
Data2017
Resumo(s)Este estudo de caso tem como principal finalidade compreender de que forma as interações entre crianças institucionalizadas contribuem para o seu desenvolvimento emocional. Deste modo, a investigação é um estudo de caso e tem como orientação metodológica a abordagem qualitativa. Para concretizar estes objetivos foram aplicadas algumas entrevistas semiestruturadas a crianças e jovens selecionados com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos de idade. Os resultados obtidos foram analisados e interpretados. A recolha de informação foi feita numa Instituição de Acolhimento Residencial, e foram também aplicadas entrevistas aos técnicos da mesma. A Institucionalização é uma medida a tomar em último recurso, após considerar e ponderar outras alternativas, tendo em conta os efeitos que este processo vai ter na vida das crianças. A relevância deste estudo prende-se com o impacto negativo que uma institucionalização prolongada pode ter na vida de uma criança e torna-se fulcral entender os motivos pelos quais isto acontece.
The main purpose of this case study is to understand how inclusive interactions among institutionalized children contribute to their emotional development. In this way, the research is a case study and it has the qualitative approach as methodological orientation. To achieve these objectives, there were applied some semi-structured interviews to selected children and youths between the ages of 5 and 17 years old. The results were analyzed and interpreted. The collection of information was done in a host institution, and interviews were also applied to the technicians of the same. Institutionalization is a measure to be taken as a last resource, after considering several other alternatives and taking into account the effects that this process will have on children's lives. The relevance of this study is related to the negative impact that prolonged institutionalization can have on a child's life and it becomes very important to understand the reasons why this happens.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/50668
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Adriana Arantes.pdf
Acesso restrito!
2,69 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID