Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50668
Título: | Crianças, instituições de acolhimento e interações inclusivas: um estudo de caso |
Autor(es): | Arantes, Adriana Alexandra Monteiro |
Orientador(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Crianças Instituições de acolhimento Interações Desenvolvimento emocional Infância Children Host institutions Inclusive interactions Emotional development Childhood |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este estudo de caso tem como principal finalidade compreender de que forma as
interações entre crianças institucionalizadas contribuem para o seu desenvolvimento emocional.
Deste modo, a investigação é um estudo de caso e tem como orientação metodológica a
abordagem qualitativa.
Para concretizar estes objetivos foram aplicadas algumas entrevistas semiestruturadas a
crianças e jovens selecionados com idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos de idade. Os
resultados obtidos foram analisados e interpretados. A recolha de informação foi feita numa
Instituição de Acolhimento Residencial, e foram também aplicadas entrevistas aos técnicos da
mesma.
A Institucionalização é uma medida a tomar em último recurso, após considerar e
ponderar outras alternativas, tendo em conta os efeitos que este processo vai ter na vida das
crianças.
A relevância deste estudo prende-se com o impacto negativo que uma institucionalização
prolongada pode ter na vida de uma criança e torna-se fulcral entender os motivos pelos quais isto
acontece. The main purpose of this case study is to understand how inclusive interactions among institutionalized children contribute to their emotional development. In this way, the research is a case study and it has the qualitative approach as methodological orientation. To achieve these objectives, there were applied some semi-structured interviews to selected children and youths between the ages of 5 and 17 years old. The results were analyzed and interpreted. The collection of information was done in a host institution, and interviews were also applied to the technicians of the same. Institutionalization is a measure to be taken as a last resource, after considering several other alternatives and taking into account the effects that this process will have on children's lives. The relevance of this study is related to the negative impact that prolonged institutionalization can have on a child's life and it becomes very important to understand the reasons why this happens. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50668 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Adriana Arantes.pdf Acesso restrito! | 2,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |