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https://hdl.handle.net/1822/50666
Título: | Relação entre a inteligência emocional e o relacionamento interpessoal em crianças de 5 anos |
Autor(es): | Pinto, Carine Monteiro |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Inteligência emocional Compreensão das emoções Aceitação de pares Desenvolvimento psicossocial na infância Emotional intelligence Understanding of emotions Acceptance of pairs Psychosocial development in early childhood |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Os estudos em torno da temática da Inteligência Emocional são essenciais no que diz respeito ao
desenvolvimento psicossocial e ao ajustamento e competência social da criança. Este aspeto é
particularmente evidente entre os 5 e os 7 anos, no qual existe um período de desenvolvimento rápido a
nível social cognitivo, na medida em que as crianças estejam a melhorar as suas competências na
resolução de problemas (Selman, 1980, 1991). As emoções são motivadores e organizadores do
comportamento que influência as interações sociais em que este é simultaneamente uma fonte de
informação e um processo dinâmico destas interações. Estudos indicam que o conhecimento emocional
relaciona-se positivamente com a empatia, comportamento pró-social e estatuto social como também
facilita comportamentos socialmente adaptativos, promovendo que a criança perceba quais os sinais
sociais que ativam as emoções apropriadas (Izard, 2001, 1991).
Este estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Inteligência Emocional, definida no nosso estudo
como competência de compreensão das emoções e de relacionamento entre pares, tomando duas das
dimensões mais valorizadas pelos autores. A amostra constitui-se por 36 crianças entre os 4 anos e 9
meses e os 5 anos e 3 meses, que frequentam três escolas no concelho de Guimarães. O conhecimento
emocional foi avaliado através da aplicação do Test of Emotion Comprehension (TEC). Para a avaliação da
aceitação entre pares, aplicou-se a técnica sociométrica de Nomeação (escolha de colegas para a sua
festa de anos).
Os resultados deste estudo contrariamente ao esperado demonstram a existência de uma relação negativa
entre a compreensão das emoções e o relacionamento entre pares, podendo este dado na nossa amostra
ser explicado pela idade mais baixa das crianças avaliadas e, também, pelo reduzido tamanho da amostra.
No entanto, os nossos dados confirmam que a Inteligência Emocional e o relacionamento entre pares
estão influenciados pelo desenvolvimento psicossocial da criança (linguagem, socialização e cognição). Por
último os resultados na compreensão das emoções diferem consoante o género das crianças, sugerindo
melhores desempenhos por parte das crianças do sexo feminino. Studies around the subject of emotional intelligence is essential with regard to psychosocial development and the adjustment of social competence from children. This aspect is particularly evident between 5 and 7 years, in which there is a period of rapid development in the social cognitive level, in so far as the children are improving their skills in problem-solving (Selman, 1980, 1991). Emotions are motivators and organizers of the behavior which influences the social interactions in that this is both a source of information and a dynamic process of these interactions. Studies indicate that emotional knowledge is related positively with empathy, pro-social behavior and social status as well as facilitates socially adaptive behaviours, promoting the child understanding of which social signals activate the suitable emotions (Izard, 2001, 1991). This study aims to analyze the relationship between Emotional intelligence, defined in our study as a competence of understanding emotions and relationships among peers, taking two of the dimensions most valued by the authors. The sample is constituted by 36 children between 4 years and 9 months and 5 years and 3 months, attending three schools in the municipality of Guimarães. The emotional knowledge was evaluated by applying the Test of Emotion Comprehension (TEC). For the evaluation of peer acceptance, it was applied the Sociometrist technique of Appointment (choice of colleagues for your birthday party). The results of this study as opposed to the expected show the existence of a negative relationship between the understanding of emotions and the relationship between pairs, and this is explained in our sample by the pale lower age of children evaluated and, also, by the reduced sample size. However, our data confirm that emotional intelligence and the between pair relationship are influenced by the psychosocial development of the child (language, socialization and cognition). Finally the results in understanding the emotions differ depending on the gender of the children, suggesting better performances by children from the same genre. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50666 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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