Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/50026
Título: | Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática |
Autor(es): | Viana, Fernanda Leopoldina Ribeiro, Iolanda Baptista, Adriana Brandão, Sara Cadime, Irene Maria Dias Santos, Sandra |
Palavras-chave: | Desenvolvimento da consciência fonológica Desenvolvimento da consciência morfossintática Desenvolvimento da linguagem Linguagem escrita |
Data: | 2017 |
Editora: | Penso Editora |
Citação: | Viana, F. L., Ribeiro, I., Baptista, A., Brandão, S., Cadime, I., & Santos, S. (2017). Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. In F. L. Viana, I. Ribeiro & S. Barrera (Orgs.), DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente (pp. 61-92). Porto Alegre: Penso. |
Resumo(s): | Neste capítulo é apresentada uma descrição das orientações e opções gerais consideradas na elaboração das atividades relacionadas com o planejamento da leitura, com a exploração do texto, com a escrita, com a reflexão morfossintática e com a consciência fonológica. Descrevem-se, ainda, algumas atividades, como Baú do Tesouro, da Árvore das Palavras, do Livro das Rimas, dos Jogos de Consciência Fonológica e dos Jogos Tradicionais. Trata-se de atividades transversais à exploração de todos os textos e que podem ser efetuadas sempre que o educador julgar oportuno ou for solicitado pelas crianças, sem uma ligação específica ao programa. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/50026 |
ISBN: | 978-85-8429-108-3 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIANA_Cap_4.pdf Acesso restrito! | 828,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |