Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49983

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Carmenpor
dc.contributor.authorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorMacedo, Ana Paulapor
dc.date.accessioned2018-02-01T12:34:42Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.citationCunha, C., Vieira, F., & Macedo, A. P. (2017). Compreender a construção de competências profissionais: Um estudo no contexto do estágio em enfermagem. In Atas CIAIQ2017 – Investigação Qualitativa em Educação, Vol. 1 (pp. 186-195).por
dc.identifier.isbn978-972-8914-75-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/49983-
dc.description.abstractO artigo apresenta um estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Licenciatura em Enfermagem com a finalidade de compreender processos de construção de competências profissionais em contexto de estágio. Os dados foram recolhidos através de um questionário aos estudantes do 2º ano do curso e entrevistas semiestruturadas a um grupo de estudantes e duas supervisoras, uma da escola de formação e outra do hospital. Apresenta-se um recorte dos resultados obtidos, com um enfoque principal nos testemunhos das entrevistas, os quais evidenciam a existência de tensões relativas à relação teoria-prática e à articulação entre os dois contextos de formação, sinalizando a necessidade de reforçar modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica, assim como a colaboração interinstitucional.por
dc.description.abstractThe paper presents a case study conducted within a Nursing programmme with the purpose of understanding processes of professional competence development in the practicum. Data was collected through a questionnaire to 2nd grade students and semistructured interviews to five of those students and two supervisors, one from the training school and the other from the hospital. Partial results are presented with a focus on interview accounts, which show the existence of tensions regarding the theory-practice nexus and the articuation between both training contexts, suggesting the need to reinforce reflective, dia-logical supervision practices as well as interinstitutional colaborationpor
dc.description.sponsorshipCIEd- Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, UID/CED/01661/2013 (fundos nacionais da FCT/MCTES-PT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherLudomedia – Conteúdos Didácticos e Lúdicospor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEstágio clínicopor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectStudentspor
dc.subjectNursingpor
dc.subjectCompetencespor
dc.subjectPracticumpor
dc.subjectSupervisionpor
dc.titleCompreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1333por
oaire.citationConferenceDate12 Jul. - 14 Jul. 2017por
sdum.event.title6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa / 2nd International Symposium on Qualitative Researchpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage186por
oaire.citationEndPage195por
oaire.citationConferencePlaceSalamanca, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas – Investigação Qualitativa em Educação, Vol. 1 (CIAIQ 2017)por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Compreender a construção de competências profissionais.pdf
Acesso restrito!
972,08 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID