Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/49979

TitleA experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional
Author(s)Vieira, Flávia
KeywordsExperiência educativa
Formação de professores
Didática profissional
Educational experience
Teacher education
Professional didactics
Issue date2011
PublisherUniversidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)
JournalLinguarum Arena
CitationVieira, F. (2011). A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. Linguarum Arena, 2, 9-25.
Abstract(s)No presente artigo, defende-se a centralidade da experiência nos processos de (trans)formação profissional. Por referência a uma disciplina de mestrado que articula as questões da educação em línguas e da supervisão pedagógica, propõe-se uma abordagem em que os professores-formandos são atores principais da construção do conhecimento e da mudança educativa, num enquadramento ético-concetual que valoriza a autonomia dos sujeitos. Nessa abordagem, a dimensão profissional da didática institui-se como eixo de desenvolvimento da sua dimensão formativa. Numa lógica de (auto)questionamento e emancipação profissional, e colocando a investigação ao serviço da pedagogia, os professores exploram o espaço entre o real e o ideal, interrogando e reconstruindo o sentido da experiência educativa. Desta perspetiva, a didática profissional é uma didática-em-movimento indissociável da ressignificação da experiência, sempre transitória e inacabada.
The present paper advocates the centrality of experience in theprocess of professional transformation. With reference to a post-graduate course that articulates language education with pedagogical supervision, an approach is proposed where trainee teachers are the main actors in knowledge construction and educational change. In this approach, profissional didactics is the axis for the development of teacher education.Through self-questioning and professional empowerment, and by puttingresearch in the service of pedagogy, teachers explore the space between real and ideal, thus interrogating and reconstructing the meaning of educational experience. From this perspective, professional didactics is didactics-in-motion. It cannot be dissociated from re-signifying experience and is always transitional and unfinished
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49979
ISSN1647-8770
e-ISSN2182-973X
Publisher versionhttp://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9830.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (Author)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional.pdf
  Restricted access
1,76 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID