Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49969

Título“Os Cantos de Maldoror”: cinema de libertação da “Realizadora-Romancista”
Autor(es)Piçarra, Maria do Carmo
Palavras-chaveCinema político
Sarah Maldoror
Luandino Vieira
Cinema africano
Lutas de libertação
Data2017
RevistaMulemba
CitaçãoPiçarra, M. do C. (2017). “Os Cantos de Maldoror”: Cinema de Libertação da “Realizadora-Romancista”. Revista Mulemba, 9(17), 14-29.
Resumo(s)No contexto da produção internacional de um cinema político, engagé, Sarah Maldoror criou e manteve – desde Monangambé a Sambizanga, sobre a luta anticolonial em Angola, passando por Des fusils pour Banta, filmado entre os guerrilheiros da Guiné-Bissau – uma prática singular. Compôs um cinema político, servido por um olhar esteticamente cuidado, e em que, através de elementos ficcionais – e não através das opções documentais e do recurso ao cinema direto então característicos do cinema militante –, a ação não é tão central quanto a composição psicológica das personagens. Não obstante a qualidade estética dos seus filmes e a densidade psicológica das suas personagens, críticas e tentativas de controlar as opções criativas marcaram fortemente o início da obra cinematográfica daquela que é considerada a primeira realizadora africana, mas que continua sem ter reconhecimento idêntico ao dos seus pares masculinos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49969
ISSN2176-381X
Versão da editorahttps://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/14579
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
14579-31509-1-SM.pdf289,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID