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https://hdl.handle.net/1822/49969
Título: | “Os Cantos de Maldoror”: cinema de libertação da “Realizadora-Romancista” |
Autor(es): | Piçarra, Maria do Carmo |
Palavras-chave: | Cinema político Sarah Maldoror Luandino Vieira Cinema africano Lutas de libertação |
Data: | 2017 |
Revista: | Mulemba |
Citação: | Piçarra, M. do C. (2017). “Os Cantos de Maldoror”: Cinema de Libertação da “Realizadora-Romancista”. Revista Mulemba, 9(17), 14-29. |
Resumo(s): | No contexto da produção internacional de um cinema político, engagé, Sarah Maldoror criou e manteve – desde Monangambé a Sambizanga, sobre a luta anticolonial em Angola, passando por Des fusils pour Banta, filmado entre os guerrilheiros da Guiné-Bissau – uma prática singular. Compôs um cinema político, servido por um olhar esteticamente cuidado, e em que, através de elementos ficcionais – e não através das opções documentais e do recurso ao cinema direto então característicos do cinema militante –, a ação não é tão central quanto a composição psicológica das personagens. Não obstante a qualidade estética dos seus filmes e a densidade psicológica das suas personagens, críticas e tentativas de controlar as opções criativas marcaram fortemente o início da obra cinematográfica daquela que é considerada a primeira realizadora africana, mas que continua sem ter reconhecimento idêntico ao dos seus pares masculinos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49969 |
ISSN: | 2176-381X |
Versão da editora: | https://revistas.ufrj.br/index.php/mulemba/article/view/14579 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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14579-31509-1-SM.pdf | 289,06 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |