Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/49818

TitleAnálise do suporte dos sistemas de informação na medição do desempenho dos processos logísticos: estudo de caso
Author(s)Ribeiro, Andreia de Jesus Queiroz Reis
Advisor(s)Carvalho, Maria Sameiro
de Sá-Soares, Filipe
KeywordsLogística
Sistemas de informação
Processos
Modelo SCOR
Medição do desempenho
Logistics
Information systems
Processes
SCOR model
Performance measurement
Issue date2017
Abstract(s)A Logística é vista como um elemento fundamental em muitas organizações. Contudo têm surgido vários desafios, levando a que as organizações procurem melhorar os seus processos, analisando-os e controlando-os através de sistemas de medição de desempenho. Os Sistemas e Tecnologias de Informação revelam-se poderosos aliados no suporte que dão na recolha de dados e tratamento de informação, permitindo às organizações tomar decisões conscientes com o intuito de adquirir vantagem competitiva. O presente estudo de caso tinha como objetivos analisar os Sistemas de Informação que apoiam os processos logísticos e o seu sistema de medição de desempenho, identificando limitações e apresentando propostas de melhoria e recomendações para melhorar os seus fluxos. A questão de investigação pretendia compreender qual o suporte que os Sistemas de Informação fornecem na medição do desempenho dos processos logísticos de uma empresa de retalho. Com recurso à observação direta, análise de documentos e entrevistas, foi realizado o mapeamento de doze processos logísticos identificados e respetiva análise crítica, seguindo-se a recolha das métricas que o Modelo SCOR defende, de forma informatizada e os dados que existiam. Posteriormente, foram realizadas três entrevistas, a colaboradores chave da organização, permitindo validar algumas sugestões de melhoria e colocar questões mais transversais. Através dos dados recolhidos, problemas relacionados com a comunicação limitada entre aplicações, o uso intensivo do Excel, a falta de integração da informação, a má estruturação dos processos, a falta de planeamento e soluções que garantam uma recolha eficiente de dados revelam-se entraves que impedem uma medição eficiente de desempenho. Neste estudo de caso foi possível perceber que apenas 38% das métricas utilizadas pela organização não recorriam ao Excel para serem obtidas e que apenas 27% das métricas que o Modelo SCOR defende serem necessárias podem ser obtidas, tal como as aplicações se apresentavam na data do estudo.
Logistics is seen as a key element in many organizations. However, a number of challenges have arisen, leading organizations to seek to improve their processes by analyzing and controlling them through performance measurement systems. Information Systems and Technologies are powerful allies in the support they give in data collection and information processing, allowing organizations to make informed decisions in order to gain competitive advantage. The present case study aims to analyze Information Systems that support logistic processes and their performance measurement system, identifying constraints and presenting improvement proposals and recommendations to improve their flows. The research question seeks to understand the support that the Information Systems provide in the measurement of the performance of the logistics processes of a retail company. Through direct observation, document analysis and interviews, the mapping of twelve identified logistic processes and their respective critical analysis is carried out, followed by the collection of the existence of the metrics that the SCOR Model contains in a computerized way and the existing data. Subsequently, three interviews are carried out, the key employees of the organization, allowing to validate some suggestions for improvement and ask more transversal questions. Through the data collected, problems related to limited communication between applications, intensive use of Excel, lack of integration of information, poor structuring of processes, lack of planning and solutions that ensure efficient data collection are obstacles which impede efficient performance measurement. In this case study it was possible to realize that only about 38% of the metrics used by the organization do not use Excel to be obtained and that only 27% of the metrics that the SCOR Model deems necessary can be obtained, just as the applications are presented at the date of the study.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttp://hdl.handle.net/1822/49818
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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  Until 2021-01-01
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