Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49814

TítuloInternacionalização: modos de entrada em mercados estrangeiros e o estudo de caso da empresa Josefinas
Autor(es)Santos, Keitte Kastielle Lemos dos
Orientador(es)Sousa, Jorge Alves Pereira Cerdeira
Palavras-chaveInternacionalização
Mercado
Estratégias
Josefinas
Estados Unidos da América
Internationalization
Market
Strategies
United States of America
Data2017
Resumo(s)A realidade do contexto atual exige que as empresas compreendam a existência de características singulares presentes em cada mercado e que, portanto, terão impacto nas estratégias adotadas pelas empresas e que influenciarão a sua performance. Operar num novo mercado significa defrontar-se com um novo ambiente, com uma cultura distinta e pessoas com diferentes necessidades. Portanto, é imprescindível não só o estudo do mercado alvo como também do consumidor local para que as empresas possam definir e operar com base em estratégias que visam a construção de uma ligação afetiva de maneira a perceber e antecipar as necessidades, construir um relacionamento duradouro com base numa marca de confiança, aumentar a perceção da marca junto dos clientes e consequentemente atingir os objetivos inicialmente propostos. A presente dissertação aqui reportada tem como foco principal de estudo a temática da internacionalização, os grandes desafios inerentes a este processo bem como a escolha do modo de entrada ideal, face às características apresentadas pela organização e pelo próprio mercado. Este estudo tem como base uma vertente teórica onde as diferentes fases do processo de internacionalização serão exploradas e posteriormente a vertente de um estudo de caso da empresa portuguesa Josefinas, em que os dados serão recolhidos através de meios secundários. Também será realizado um estudo de um potencial mercado para a internacionalização da marca nos Estados Unidos da América. Em vista disso, serão utilizadas diferentes ferramentas de análise, nomeadamente o Diagrama de Porter, a Análise PEST e a Análise SWOT para que posteriormente seja feito uma triagem e selecionado um potencial estado para expansão das atividades das Josefinas em território americano.
The reality of the current context requires that companies understand the existence of singular characteristics presented in each market and that, therefore, will have an impact on the strategies adopted by the companies and that will influence their performance. Operating in a new market means confronting a new environment, a distinct culture and people with different needs. Therefore, it is essential not only the study of the target market but also the local consumer so that companies can define and operate based on strategies that aim to build an affective bond in order to perceive and anticipate the needs, build a lasting relationship with based on a trusted brand, increase brand awareness among customers and consequently achieve the initially proposed goals. The present research here stated focuses mainly on the study of the topic of internationalization, the major challenges typical in this process and the choice of the ideal entry mode given the characteristics presented by the organization and the market itself. This study is based on a theory where the different stages of the internationalization process will be explored and then shed a case study of the Portuguese company Josefinas in which data will be collected through secondary means. A study of a potential market for brand internationalization in the United States of America will also be conducted. In view of this, different analysis tools will be used, namely the Porter Diagram, the PEST Analysis and the SWOT Analysis so that a screening and a potential state for the expansion of the activities of the Josefinas in American territory.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49814
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Keitte Kastielle Lemos dos Santos.pdf3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID