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TítuloAs guildas, socialização, interação e liderança numa comunidade de jogadores
Autor(es)Ferraz, José Rodrigo Fonseca Santos Silva
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Palavras-chaveGuildas
Comunidade virtual
Rede social
MMORPG
World of warcraft
Liderança
Socialização
Interação social virtual
Guilds
Online community
Social network
Leadership
Socialization
Virtual social interaction
Data2017
Resumo(s)Graças aos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) simplesmente conhecidos como MMO – o social gaming cresceu tremendamente quando comparando o cenário de hoje com o de 2004 Uma das principais razões para a mudança de cenário e da forma como olhamos os videojogos é o jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment 2004), que introduziu mecânicas sociais fortes e imersivas na sua jogabilidade. Apesar do género MMO já existir muito antes, com jogos como o Everquest (989 Studios, 1999) que foi pioneiro na exploração das mecânicas sociais como as guildas, o World of Warcraft foi o jogo que ajudou a popularizar o género MMO, ao redefinir o que já existia antes. Antes da emergência dos videojogos online, o multiplayer era chamar à nossa casa amigos ou família para jogar jogos numa consola ou um tradicional jogo de tabuleiro. Com a criação dos MMO a noção de social gaming (jogar socialmente) mudou drasticamente. O surgimento de mecânicas como as guildas - e no caso dos online FPS (First Person Shooters) como o Counter-Strike, os clãs – mudou totalmente a maneira como os jogadores interagiam e se organizavam. Com estas guildas, começaram a ser estabelecidas sociedades e comunidades virtuais, em que cada jogador, tal como um cidadão, tem de seguir uma série de regras e está sujeito a um conjunto de direitos e deveres, tendo em conta essas regras. O nosso objetivo neste estudo é entranhar nestas sociedades e compreender as razões que levam os jogadores a serem fiéis ao jogo. Para estas guildas funcionarem, cada jogador tem um papel que tem de cumprir e as relações interpessoais entre os jogadores nestas guildas são vigiadas pelo Guild Master, a sua autoridade e os vários modelos de liderança que utiliza.
Thanks to MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) – simply known as MMOs – social gaming has grown tremendously when we compare the landscape today to what it was back in 2004. One of the main wheels behind this changing of the landscape and the way we see videogames, is a videogame called World of Warcraft (Blizzard Entertainment 2004), which brought strong and immersive social mechanics into gaming. Even though the MMO genre was already around with games such as Everquest (989 Studios, 1999) which pioneered and started exploring social mechanics like guilds, World of Warcraft was the game that helped popularize and expand the MMO genre by refining what had already been created. Before the emergence of online videogames, multiplayer gaming was mostly considered something like calling over friends or family to play games on a console or in more traditional table top format. With the creation of MMOs, the notion of social gaming (playing games with other people) drastically changed. The appearance of mechanics like guilds - and in the case of online FPS (First Person Shooters) such as Counter-Strike, clans – totally changed the way players interacted and organized each other. With these guilds starting to pop-up, veritable societies and online communities begun establishing themselves where each player, like a citizen, would have to follow a set of rules and be given rights and obligations according to those rules. Our objective here is to delve into these societies and see how they help players stick with the game. For these guilds to work as intended, every player has a role he must follow within it and the interpersonal relationships between players in these guilds are all overseen by a Guild Master, his authority and the various leadership models they adhere to.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Média Interativos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49611
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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