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https://hdl.handle.net/1822/49611
Título: | As guildas, socialização, interação e liderança numa comunidade de jogadores |
Autor(es): | Ferraz, José Rodrigo Fonseca Santos Silva |
Orientador(es): | Zagalo, Nelson |
Palavras-chave: | Guildas Comunidade virtual Rede social MMORPG World of warcraft Liderança Socialização Interação social virtual Guilds Online community Social network Leadership Socialization Virtual social interaction |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Graças aos MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) simplesmente
conhecidos como MMO – o social gaming cresceu tremendamente quando comparando o
cenário de hoje com o de 2004
Uma das principais razões para a mudança de cenário e da forma como olhamos os
videojogos é o jogo World of Warcraft (Blizzard Entertainment 2004), que introduziu mecânicas
sociais fortes e imersivas na sua jogabilidade. Apesar do género MMO já existir muito antes, com
jogos como o Everquest (989 Studios, 1999) que foi pioneiro na exploração das mecânicas
sociais como as guildas, o World of Warcraft foi o jogo que ajudou a popularizar o género MMO,
ao redefinir o que já existia antes. Antes da emergência dos videojogos online, o multiplayer era
chamar à nossa casa amigos ou família para jogar jogos numa consola ou um tradicional jogo de
tabuleiro.
Com a criação dos MMO a noção de social gaming (jogar socialmente) mudou
drasticamente. O surgimento de mecânicas como as guildas - e no caso dos online FPS (First
Person Shooters) como o Counter-Strike, os clãs – mudou totalmente a maneira como os
jogadores interagiam e se organizavam.
Com estas guildas, começaram a ser estabelecidas sociedades e comunidades virtuais,
em que cada jogador, tal como um cidadão, tem de seguir uma série de regras e está sujeito a
um conjunto de direitos e deveres, tendo em conta essas regras. O nosso objetivo neste estudo é
entranhar nestas sociedades e compreender as razões que levam os jogadores a serem fiéis ao
jogo. Para estas guildas funcionarem, cada jogador tem um papel que tem de cumprir e as
relações interpessoais entre os jogadores nestas guildas são vigiadas pelo Guild Master, a sua
autoridade e os vários modelos de liderança que utiliza. Thanks to MMORPGs (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games) – simply known as MMOs – social gaming has grown tremendously when we compare the landscape today to what it was back in 2004. One of the main wheels behind this changing of the landscape and the way we see videogames, is a videogame called World of Warcraft (Blizzard Entertainment 2004), which brought strong and immersive social mechanics into gaming. Even though the MMO genre was already around with games such as Everquest (989 Studios, 1999) which pioneered and started exploring social mechanics like guilds, World of Warcraft was the game that helped popularize and expand the MMO genre by refining what had already been created. Before the emergence of online videogames, multiplayer gaming was mostly considered something like calling over friends or family to play games on a console or in more traditional table top format. With the creation of MMOs, the notion of social gaming (playing games with other people) drastically changed. The appearance of mechanics like guilds - and in the case of online FPS (First Person Shooters) such as Counter-Strike, clans – totally changed the way players interacted and organized each other. With these guilds starting to pop-up, veritable societies and online communities begun establishing themselves where each player, like a citizen, would have to follow a set of rules and be given rights and obligations according to those rules. Our objective here is to delve into these societies and see how they help players stick with the game. For these guilds to work as intended, every player has a role he must follow within it and the interpersonal relationships between players in these guilds are all overseen by a Guild Master, his authority and the various leadership models they adhere to. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Média Interativos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49611 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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