Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49463

TítuloAs representações sociais dos estudantes da Universidade do Minho sobre o fenómeno do Cyberbullying
Outro(s) título(s)The social representations of the phenomenon of Cyberbullying by the students of the University of Minho
Autor(es)Sá, André Augusto Gonçalves de
Orientador(es)Rabot, Jean-Martin
Simães, C.
Palavras-chaveCyberbullying
Bullying
Representações sociais
Violência virtual
Novas tecnologias
Internet
Redes sociais
Social representations
Virtual violence
New technologies
Internet
Social networks
Data11-Set-2017
Resumo(s)Com a evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação, assistimos a um crescendo em atos de violência no contexto virtual. O cyberbullying é um fenómeno recente, de assédio e perseguição constante, com recurso às novas tecnologias, com destaque para a Internet. Através desta forma de violência virtual, as práticas ocorrem por meios tecnológicos e podem acontecer em qualquer momento, a qualquer hora e com qualquer pessoa. Regra geral, estes comportamentos verificam-se entre pares, contudo, afetam de maneira diferente crianças, jovens e adultos. No fundo, qualquer pessoa pode ser vítima, agressor ou testemunha desta forma renovada de bullying, cuja dimensão ainda não se conhece em concreto, mas que começa a ser frequente sobretudo nas redes sociais. Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo identificar, analisar e compreender as representações sociais dos estudantes da Universidade do Minho sobre o fenómeno do cyberbullying. Através de uma metodologia qualitativa foram realizadas um total de dez entrevistas semiestruturadas sobre as representações deste fenómeno. Para o efeito, segundo as conceções teóricas de Serge Moscovici procurou-se averiguar o nível de informação, as crenças, as atitudes e eventuais relatos de envolvência dos estudantes com o problema do cyberbullying. O presente estudo permitiu detetar alguns elementos muito próximos da posição de vítimas, agressores e testemunhas de episódios de cyberbullying. Segundo os participantes, as raparigas são mais identificadas como agressoras e vítimas deste fenómeno, por motivos que remetem para formas de violência mais subtis, indiretas e por uma excessiva exposição nas redes sociais. Os resultados encontrados com esta investigação revelam ainda outros pontos de vista marcados por opiniões contraditórias e até desconhecimento por parte dos estudantes relativamente a esta problemática. A nível geral, a investigação centrada na temática do cyberbullying deve permitir desenvolver abordagens práticas que garantam resultados positivos na prevenção e intervenção contra esta nova forma de vitimação.
With the evolution of the new technologies of information and communication, we witness a growing violence in the virtual context. Cyberbullying is a recent harassment and constant persecution phenomenon, using new technologies with an emphasis on the Internet. Through this form of virtual violence, acts occur via technological means and can happen at any moment, any time and with anyone. As a general rule, these behaviours occur between peers; however, they affect children, young people and adults differently. In the end, anyone can be a victim, aggressor or witness to this renewed form of bullying, whose dimension is not yet known, but which begins to be frequent mainly in social networks. This master's thesis has as main objective to identify, analyse and understand the social representations of the University of Minho students on the phenomenon of cyberbullying. Through a qualitative methodology, a total of ten semi-structured interviews were carried out on the social representations regarding this phenomenon. For this purpose, according to the theoretical conceptions of Serge Moscovici, we sought to ascertain the level of information, the beliefs, the attitudes and possible reports of students' involvement with the problem of cyberbullying. The present study allowed detecting some elements very close to the position of victims, aggressors and witnesses of episodes of cyberbullying. According to the participants, girls are more identified as aggressors and victims of this phenomenon, for reasons that refer to more subtle, indirect forms of violence and excessive exposure in social networks. The results found in this research also reveal other points of view marked by contradictory opinions and even lack of knowledge on the part of the students regarding this problem. In a broad sense, research focusing on the subject of cyberbullying should enable practical approaches to be developed that will ensure positive results in prevention and intervention against this new form of victimization.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49463
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DS - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
André Augusto Gonçalves de Sá.pdfTese979,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID