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TítuloPerceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola
Outro(s) título(s)Perceptions of practicum supervision in a teacher training school in Angola
Autor(es)Monteiro, Inês
Vieira, Flávia
Palavras-chaveFormação inicial de professores
Coordenação de estágio
Supervisão de estágio
Initial teacher education
Practicum coordination
Practicum supervision
Data2017
EditoraInstituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação de Bragança
RevistaEduser: Revista de Educação
CitaçãoMonteiro, I., & Vieira, F. (2017). Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola. EduSer: Revista de Educação, 9(2), 51-62.
Resumo(s)O presente artigo reporta-se a um estudo de doutoramento incidente na supervisão em estágio, realizado na Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba no Namibe – Angola. O estudo investiga as perceções dos atores da supervisão sobre as finalidades da supervisão, o perfil do supervisor, o processo supervisivo, as práticas educativas nas escolas, os constrangimentos à qualidade da supervisão e as medidas necessárias à sua melhoria. Foram inquiridos por questionário todos os estagiários, supervisores e coordenadores da formação do ano letivo de 2014, nos nove cursos de formação inicial de professores da instituição. Resultados parciais do estudo, relativos aos atores que exercem funções de coordenação e de supervisão na instituição, evidenciam uma conceção pouco consolidada do perfil do coordenador, alguns desfasamentos entre perceções ideais e perceções da prática no que diz respeito ao perfil do supervisor, assim como uma visão globalmente partilhada dos problemas e desafios do estágio como espaço de formação. Os participantes apontam a necessidade de melhorar a comunicação entre os intervenientes da supervisão, as condições de acompanhamento dos estagiários e a formação em supervisão.
The present article refers to a PhD study on the supervision of the practicum, carried out in the Teacher Training School Patrice Lumumba in Namibe – Angola. The study investigates the perceptions of the supervision actors regarding the goals of supervision, the supervisor profile, the supervisory process, the educational practices at school, the constraints to supervision and the measures needed to improve it. Questionnaires were administered to all student teachers, supervisors and training coordinators in 2014, in the nine initial teacher education programs run by the institution. Partial results relating to the actors who perform coordination and supervision roles at the institution show a rather fragmented view of the coordinator profile, some mismatches between ideal and practice-based perceptions of the supervisor profile, as well as a shared vision of problems and challenges of the practicum as a teacher education space. Participants point out the need to improve communication among supervision actors, conditions to accompany student teachers’ work, and training in supervision.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49430
ISSN2183-038X
e-ISSN1645-4774
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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