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TítuloPara uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade
Outro(s) título(s)Towards a deep change in the quality of pedagogy at university
Autor(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveMudança profunda
Qualidade
Pedagogia
Universidade
Deep change
Quality
Pedagogy
University
Data2014
EditoraUniversitat Politècnica de València
RevistaREDU: Revista de Docencia Universitaria
CitaçãoVieira, F. (2014). Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. REDU: Revista de Docencia Universitaria, 12(2), 23-39.
Resumo(s)No quadro atual de reforma do ensino superior na Europa, a qualidade do ensino é uma das prioridades da agenda das instituições. Contudo, o ensino continua a ocupar um lugar menor face à investigação e raramente constitui objeto de estudo. A inovação pedagógica tende a ser de natureza relativamente tecnicista, sem efeitos significativos na profissionalidade docente e no estatuto da pedagogia. Neste texto, argumenta-se a favor de uma mudança profunda da qualidade da pedagogia, ilustrada com um movimento de indagação pedagógica desenvolvido na Universidade do Minho desde 2000, no qual se coloca a investigação ao serviço do ensino e do desenvolvimento profissional, e os professores são entendidos como agentes de interrogação e mudança de culturas estabelecidas, produtores e disseminadores de conhecimento pedagógico, e autores da sua profissionalidade. A análise dos projetos desenvolvidos revela que a indagação da pedagogia tem um potencial transformador individual e coletivo, mas apresenta limitações e encontra obstáculos à sua legitimação em contextos onde é uma atividade marginal e de transição, e onde a investigação se dissocia do ensino e do desenvolvimento profissional. Os movimentos como o que aqui se apresenta desenvolvem-se em contracorrente e constituem uma forma de promover uma mudança profunda, conferindo aos professores o direito de se tornarem investigadores e arquitetos da pedagogia e da sua profissão.
Within the current reform of higher educaton in Europe, teaching quality is one of the priorites of the insttutonal agendas. However, teaching contnues to occupy a minor place as compared to research and it seldom becomes an objet of inquiry. Pedagogical innovaton tends to be rather technicist, with no signifcant efects upon teachers’ professionalism and the status of pedagogy. The present text argues for a deep change in teaching quality illustrated by a movement of pedagogical inquiry that has been developed at the University of Minho since 2000. Within that movement, research is at the service of teaching and professional development, and teachers are seen as agents of inquiry into and change of established cultures, producers and disseminators of pedagogical knowledge, and authors of their own professionality. The analysis of the projects carried out reveals that pedagogical inquiy has a transformatve potental, both individual and collectve. However, it presents shortcomings and fnds obstacles to its legitmaton in cultures where it is a marginal, transitonal practce, and where research is dissociated from teaching and professional development. Movements like the one presented here go against the grain and are a form of promotng a deep change by enhancing the teachers’ right to become researchers and architects of pedagogy and their own profession.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49423
ISSN1696-1412
e-ISSN1887-4592
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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