Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49394
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro da | por |
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | por |
dc.contributor.author | Vieira, Flávia | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-17T15:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, C., Macedo, A. P., & Vieira, I. F. (2017). Nursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts. Revista de Enfermagem Referência, Série IV, nº 12, 65-74. doi:10.12707/RIV16072 | por |
dc.identifier.issn | 0874-0283 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49394 | - |
dc.description.abstract | Background: This article falls within the field of nursing supervision and describes a qualitative and quantitative study carried out in a Nursing School. Objectives: To describe representations and experiences of students and supervisors’ professional activity in clinical supervision contexts; to analyze the school-hospital articulation in training processes in clinical supervision contexts; to discuss the role of nursing supervision in the school-hospital articulation; to identify quality principles for pre-service nursing training with a focus on the activity in professional and supervision contexts. Methodology: Data were collected through a questionnaire to 92 students in clinical contexts (2nd year) and semi-structured interviews with a group of 5 students and 2 supervisors. Results: We found some strengths and weaknesses in the training processes regarding the role of supervision and the link between theory and practice in the development of professional knowledge. Conclusion: The need to strengthen inter-institutional relationships and promote reflective, dialogic supervision practices is highlighted. | por |
dc.description.abstract | Enquadramento: O presente texto situa-se no campo da supervisão em enfermagem e apresenta um estudo de cariz qualitativo e quantitativo, desenvolvido numa escola superior de enfermagem. Objetivos: Descrever representações e vivências da atividade profissional dos estudantes e supervisores em contexto de ensino clínico; analisar a articulação escola-hospital no processo de formação em contexto de ensino clínico; discutir a função da supervisão em enfermagem como articuladora organizacional; inferir princípios constitutivos da qualidade da formação inicial de enfermeiros, com incidência na atividade em contexto profissional e na supervisão. Metodologia: Os dados foram recolhidos através de um questionário a 92 estudantes em ensino clínico (2º ano) e entrevistas semiestruturadas a um grupo de 5 estudantes e 2 supervisoras. Resultados: Apontam-se algumas potencialidades e fragilidades dos processos formativos, relacionadas com o papel da supervisão e a articulação da teoria com a prática, na construção do conhecimento na ação profissional. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de reforçar as relações interinstitucionais e promover modalidades de supervisão de orientação reflexiva e dialógica. | por |
dc.description.abstract | Marco contextual: El presente texto se sitúa en el campo de la supervisión en enfermería y presenta un estudio de cariz cualitativo y cuantitativo desarrollado en una escuela superior de enfermería. Objetivos: Describir representaciones y vivencias de la actividad profesional de los estudiantes y supervisores en el contexto de la enseñanza clínica; analizar la articulación escuela-hospital en el proceso de formación en el contexto de la enseñanza clínica; discutir la función de la supervisión en enfermería como articuladora organizativa; inferir principios constitutivos de la calidad de la formación inicial de enfermeros, con incidencia en la actividad en el contexto profesional y en la supervisión. Metodología: Los datos se obtuvieron a través de un cuestionario a 92 estudiantes en la enseñanza clínica (2.º año) y entrevistas semiestructuradas a un grupo de 5 estudiantes y 2 supervisoras. Resultados: Se apuntan algunas potencialidades y fragilidades de los procesos formativos, relacionadas con el papel de la supervisión y la articulación de la teoría con la práctica, en la construcción del conocimiento en la acción profesional. Conclusión: Se observa la necesidad de reforzar las relaciones interinstitucionales y promover modalidades de supervisión de orientación reflexiva y dialógica. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Nursing | por |
dc.subject | Students | por |
dc.subject | Clinical clerkship | por |
dc.subject | Supervision | por |
dc.subject | Enfermagem | por |
dc.subject | Estudantes | por |
dc.subject | Estágio clínico | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Enfermería | por |
dc.subject | Estudiantes | por |
dc.subject | Prácticas clínicas | por |
dc.subject | Supervisión | por |
dc.title | Nursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts | por |
dc.title.alternative | Perceções dos estudantes de enfermagem sobre os processos formativos em contexto de ensino clínico | por |
dc.title.alternative | Percepciones de los estudiantes de enfermería sobre los procesos formativos en el contexto de la enseñanza clínica | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 65 | por |
oaire.citationEndPage | 74 | por |
oaire.citationIssue | 12 | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.identifier.eissn | 2182-2883 | por |
dc.identifier.doi | 10.12707/RIV16072 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Revista de Enfermagem Referência | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem ESE-CIE - Artigos em Revistas Nacionais / Papers in National Journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nursing students' perceptions.pdf | Versão inglês | 174,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
serIVn12a08.pdf | Versão português | 199,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |