Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49267
Título: | Em contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade |
Autor(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Ensino superior Indagação da pedagogia Contextos adversos Viabilidade Valor |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) |
Revista: | Educação, Sociedade & Culturas |
Citação: | Vieira, F. (2009 Em contracorrente – O valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedade & Culturas, 28, 107-126. |
Resumo(s): | O presente texto discute o valor da indagação da pedagogia enquanto actividade de «descoberta de caminhos» (Shulman, 2004), em contracorrente face a valores e práticas dominantes na academia. Com base em projectos desenvolvidos na Universidade do Minho (Portugal), apresento-a como um processo de transição cujo âmbito e impacto são afectados pela ausência de uma cultura favorável, e cujo valor só parcialmente poderá ser avaliado com base em padrões universais de qualidade da investigação. Sugere-se uma noção de valor como relevância situacional, pressupondo que os contextos da prática determinam a viabilidade da indagação da pedagogia. Na verdade, o seu valor pode residir exactamente na luta para a tornar possível em contextos adversos. Por outro lado, a sua orientação pedagógica leva-nos a equacionar esse valor para além do âmbito investigativo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49267 |
ISSN: | 0872-7643 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito autor |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Em contracorrente.pdf Acesso restrito! | 1,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |