Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/49267

TítuloEm contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade
Autor(es)Vieira, Flávia
Palavras-chaveEnsino superior
Indagação da pedagogia
Contextos adversos
Viabilidade
Valor
Data2009
EditoraUniversidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)
RevistaEducação, Sociedade & Culturas
CitaçãoVieira, F. (2009 Em contracorrente – O valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação, Sociedade & Culturas, 28, 107-126.
Resumo(s)O presente texto discute o valor da indagação da pedagogia enquanto actividade de «descoberta de caminhos» (Shulman, 2004), em contracorrente face a valores e práticas dominantes na academia. Com base em projectos desenvolvidos na Universidade do Minho (Portugal), apresento-a como um processo de transição cujo âmbito e impacto são afectados pela ausência de uma cultura favorável, e cujo valor só parcialmente poderá ser avaliado com base em padrões universais de qualidade da investigação. Sugere-se uma noção de valor como relevância situacional, pressupondo que os contextos da prática determinam a viabilidade da indagação da pedagogia. Na verdade, o seu valor pode residir exactamente na luta para a tornar possível em contextos adversos. Por outro lado, a sua orientação pedagógica leva-nos a equacionar esse valor para além do âmbito investigativo.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/49267
ISSN0872-7643
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Em contracorrente.pdf
Acesso restrito!
1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID