Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/49259
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Flávia | por |
dc.contributor.author | Basto, Olga Maria de Sá Pinto | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-15T13:40:01Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Vieira, I. F., & Basto, O. (2013). Em busca de uma avaliação mais educativa. Revista Meta: Avaliação, 5(13), 98-125. | por |
dc.identifier.issn | 2175-2753 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/49259 | - |
dc.description.abstract | Reconhecendo que os discursos normativos sobre a avaliação das aprendizagens não são suficientes para compreender e mudar as práticas avaliativas, defende-se uma aproximação à experiência dos sujeitos no sentido de a interpelar e para ela construir significados, numa abordagem que reclama uma visão da educação como práxis problematizadora e transformadora. Com base nestes pressupostos, foi desenvolvida uma trajetória de formação e de investigação em que as autoras participaram com outros professores na construção de uma avaliação mais educativa. Descreve-se essa trajetória e evidencia-se a emergência de zonas problemáticas e condições de transformação, argumentando-se que essa transformação radicará na problematização da avaliação, no reconhecimento da sua complexidade e na procura da coerência possível entre discurso, conceções e práticas. Sendo a experiência educativa híbrida e dilemática, a mudança inscreve-se num plano de busca marcado pela incerteza e pela possibilidade. | por |
dc.description.abstract | Acknowledging the fact that normative discourses about the evaluation of learning are not enough to understand and change evaluation practices, we need to come closer to personal experience so as to inquire into and construct meanings for it, with an approach that claims for a vision of education as a problem-setting, transformative praxis. Based on these assumptions, a path of teacher education and research was developed where the authors participated with other teachers in the construction of a more educative evaluation. We describe that path and highlight the emergence of problem zones and conditions for transformation, arguing that transformation will require problematizing the evaluation, acknowledging its complexity, and looking for the possible coherence among discourse, conceptions and practices. Because educational experience is hybrid and dilemmatic, change occurs as a search that is marked by uncertainty and possibility. | por |
dc.description.abstract | Reconociendo que los discursos normativos sobre la evaluación de los aprendizajes no bastan para comprender ni cambiar las prácticas evaluativas, se defiende una aproximación a la experiencia de los sujetos con el objeto de abordarla para construir significados, bajo un enfoque que solicita una visión de la educación como praxis problemática y transformadora. Partiendo de estos supuestos, se ha desarrollado una trayectoria de formación e investigación, en que las autoras han participado con otros profesores en la construcción de una evaluación más educativa. Se describe dicha trayectoria y se atestigua el surgimiento de zonas problemáticas y condiciones de transformación, argumentando que tal transformación girará en torno a la problematización de la evaluación, al reconocimiento de su complejidad y a la búsqueda de la coherencia posible entre discurso, concepciones y prácticas. Considerando la experiencia educativa como híbrida y dilemática, el cambio estriba en un plan de búsqueda caracterizado por la incertidumbre y la posibilidad. | por |
dc.description.sponsorship | (undefined) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação CESGRANRIO | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação educativa | por |
dc.subject | Zonas problemáticas | por |
dc.subject | Condições de transformação | por |
dc.subject | Educative evaluation | por |
dc.subject | Problem zones | por |
dc.subject | Processing conditions | por |
dc.subject | Evaluación educativa | por |
dc.subject | Zonas problemáticas | por |
dc.subject | Condiciones de transformación | por |
dc.title | Em busca de uma avaliação mais educativa | por |
dc.title.alternative | Searching for a more educative evaluation | por |
dc.title.alternative | En busca de una evaluación más educativa | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 98 | por |
oaire.citationEndPage | 125 | por |
oaire.citationIssue | 13 | por |
oaire.citationVolume | 5 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Meta: Avaliação | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Em busca de uma avaliacao mais educativa.pdf | 602,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |