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https://hdl.handle.net/1822/49116
Título: | Desenvolvimento de modelo para determinação da espessura da fundação para análise inversa de pavimentos rodoviários |
Outro(s) título(s): | Development of a model for determining the thickness of the subgrade for the retroanalysis of road pavements |
Autor(es): | Martins, Hélder Jorge Peixoto |
Orientador(es): | Pais, Jorge C. |
Palavras-chave: | Pavimentos rodoviários Módulo de rigidez Análise inversa Camada rígida Espessura de fundação Road pavements Stiffness modulus Back-analysis Rigid layer Subgrade thickness |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O desenvolvimento da rede rodoviária obriga a que haja a preocupação na sua conservação e
reabilitação. Com o decorrer do tempo em que um pavimento rodoviário se encontra ao serviço, é
solicitado pelas ações do tráfego e ações climatéricas, as quais contribuem para uma diminuição
da qualidade das características mecânicas e funcionais dos materiais que constituem o pavimento.
Para se conhecer a necessidade de um pavimento ser reabilitado é necessário uma avaliação da sua
capacidade de carga que pode ser obtida através de ensaios de carga, obtendo-se deflexões com as
quais se obtém o módulo de rigidez das camadas dos pavimentos.
A deflexão de um pavimento pode ser obtida através de vários equipamentos de ensaio, sendo que
o mais utilizado é o defletómetro de impacto que permite a obtenção de deflexões a várias
distâncias do ponto de aplicação da carga. Com a obtenção destes dados e através do processo de
análise inversa é possível a obtenção do módulo de rigidez das várias camadas dos pavimentos,
com os quais se obtém a capacidade de carga do pavimento.
Esta dissertação centra-se no desenvolvimento de um modelo para determinação da espessura da
fundação para a análise inversa de pavimentos rodoviários, conhecendo-se a deflexão do pavimento
e as suas características, nomeadamente a espessura das várias camadas. The development of the road networks requires a concern in their conservation and rehabilitation. During its life, road pavements are subjected to traffic and climatic conditions, which contribute to a reduction in the quality of the mechanical and functional characteristics of the materials that constitute the pavement. To know the necessity of a pavement to be rehabilitated an analysis of its bearing capacity is required which can be achieved by loading tests, with which is obtained the stiffness modulus of the pavement layers. The determination of the deflection of a pavement can be undertaken by several tests, and the most used is the Falling Weight Deflectometer that allows to obtain the pavement deflection at different distances from the load. With these data and by a back-analysis process it is possible to obtain the stiffness modulus of the various layers of the pavement. This dissertation focuses on the development of a model for determining the thickness of the foundation for the back-analysis of road pavements, knowing the pavement deflection and its characteristics, namely the thickness of the pavement layers. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/49116 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado C-TAC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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