Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48996
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jean Adriano Barros da | por |
dc.contributor.author | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-03T12:26:01Z | - |
dc.date.available | 2018-01-03T12:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Silva, J. A. B. & Viana, I. C. (2016). Africanidades na escola – possibilidades de uma educação inclusiva para a diversidade. In M. A. S. Aguiar, E. R. Guimarães & J. C. Morgado (Orgs.). CURRÍCULO, ESCOLA, ENSINO SUPERIOR E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES (pp. 546-554). Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, vol. 1 [Livro Eletrónico] ISBN 978-85-87987-02-0. Recife: ANPAE. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-87987-02-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/48996 | - |
dc.description | "Série Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio LusoAfro-Brasileiro de Questões Curriculares, vol. 1" | por |
dc.description.abstract | O processo educativo brasileiro tem sido marcado por significativas influências relacionadas ao racismo e preconceito contra o negro, consequentemente, contra toda a sua contribuição e potencial educativo, em espaços formais, para nossos jovens e crianças. Neste sentido, realizamos uma investigação, em programa de doutoramento, sobre a contribuição da cultura corporal, em particular, da capoeira, samba e maculele, no processo de educação formal, explorado através de um conjunto de ações que designamos de enriquecimento curricular (AEC), considerando o impacto na formação de questões ligadas à prática pedagógica, formação de professores e atuação social, com motivo da utilização da matriz afro-descendente como principio para construção do conhecimento, articulada através de um processo de desenvolvimento curricular integrado. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.title | Africanidades na escola – possibilidades de uma educação inclusiva para a diversidade | por |
dc.type | other | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.coloquiocurriculo.com.br/diversos/Serie1.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 546 | por |
oaire.citationEndPage | 554 | por |
oaire.citationConferencePlace | Pernambuco, Brasil | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Currículo, escola, ensino superior e espaços não escolares | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Trabalhos de Investigação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean-Isabel-Brasil-ANPAE-Serie1 (2).pdf | 374,01 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |