Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48985

TitleCurrículo e formação inicial em educação física: uma reflexão preliminar
Other titlesCurriculum and initial formation: a preliminary reflection
Author(s)Carneiro, Adriano Barros
Viana, Isabel Carvalho
Silva, Maria Eleni Henrique da
KeywordsCurrículo
Formação inicial
Projeto pedagógico
Educação física
Curriculum
Initial formation
Pedagogical project
Physical education
Issue dateDec-2017
PublisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationCarneiro, A. B.; Viana, I. C. & Silva, M. E. H. (2017). CURRÍCULO E FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REFLEXÃO PRELIMINAR. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 06, pp. 278-281.
Abstract(s)Esta proposta apresenta uma reflexão sobre o projeto pedagógico do curso de Educação Física do Instituto Federal do Ceará campus Juazeiro do Norte. É parte de uma pesquisa de Doutorado em Ciências da Educação – Universidade do Minho. Parte da questão: com base no currículo oficial, como o processo de decisão curricular do curso de Educação Física é caracterizado pelo IFCE? Realizou-se uma análise documental do projeto pedagógico do referido curso e da Resolução Nº 2/2015 do Conselho Nacional de Educação. Este estudo, ainda que preliminarmente, caracteriza o currículo elaborado pelos professores e faz uma reflexão que servirá de embasamento para estudos posteriores.
This proposal presents a reflection on the pedagogical project of the Physical Education course of the Federal Institute of Ceará campus Juazeiro do Norte. It is part of a research of Doctorate in Educational Sciences - University of Minho. How is the curricular decision process of the Physical Education course characterized by the IFCE from the official curriculum? A documentary analysis of the pedagogical project of the mentioned course and the Resolution Nº 2/2015, of the National Council of Education was carried out. We have succeeded in this study, even if preliminary, to characterize the curriculum elaborated by the teachers and to make a reflection that will serve as a basis for further studies.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48985
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2626
e-ISSN2386-7418
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Trabalhos de Investigação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano-Isabel-Eleni-2626-10206-2-PB.pdf284,25 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID