Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48983

TitleNecessidades formativas para a docência: perspectivas de professores e gestores do IFRN
Other titlesTraining needs for teaching: perspectives of IFRN teachers and managers
Author(s)Barros, Rejane Bezerra
Ramalho, Betania Leite
Viana, Isabel Carvalho
KeywordsDocência
Educação profissional e tecnológica
Necessidades formativas
Teaching
Professional and technological education
Teachers’ education needs
Issue dateDec-2017
PublisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
JournalRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitationBarros, R. B.; Ramalho, B. L. & Viana, I. C. (2017). Necessidades formativas para a docência: perspectivas de professores e gestores do IFRN. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN, eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 06, 346-351.
Abstract(s)No complexo processo de mudança e inovação que acontece em razão da reconfiguração da identidade institucional dos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia–IFRN/Brasil, o coletivo dos professores e sua formação se instituem como uma dimensão de essencial importância para responder aos desafios que as mudanças colocam aos professores. Essa situação requer uma revisão substantiva no que se refere à formação continuada e ao seu papel nos processos de renovação e inovação das práticas docentes e curriculares. O estudo analisa a visão de professores bacharéis e gestores do IFRN sobre a dimensão profissional da docência.
In the complex process of changes and innovation occurring due to the reconfiguration of the institutional identity of the Federal Institute of Education, Science and Technology-IFRN/Brazil, the collective of teachers and their education are established as a dimension of essential importance to respond to the challenges that such changes point out to teachers. Such situation requires a substantive revision regarding continuing education and its role in the renewal and innovation processes of teaching and curricular practices. This study analyzes the view of both IFRN bachelor teachers and managers on the professional dimension of teaching.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48983
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2796
e-ISSN2386-7418
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Trabalhos de Investigação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rejane-Betania-Isabel-2796-10219-1-PB.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID