Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48710
Título: | Capoeira: limites e possibilidades – um processo pedagógico criativo a emancipar a cidadania inclusiva |
Autor(es): | Silva, Jean Adriano Barros da |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Capoeira Formação de professores; Africanidades Currículo Teacher training Africanities Curriculum |
Data: | 21-Mar-2017 |
Resumo(s): | O presente trabalho, enquadrado numa tese de doutoramento no âmbito do
Desenvolvimento Curricular, investiga a capoeira, seus limites e possibilidades como
recurso pedagógico na educação formal, considerando a potencialidade das
africanidades na construção de alternativas metodológicas que possibilitem um processo
educativo compatível com a pluralidade/diversidade dos educandos e consequente
empoderamento para o exercício pleno da cidadania.
Estabelecemos como objeto de estudo as práticas pedagógicas de matriz africana na
capoeira, com o propósito de: i) caracterizar limites e possibilidades no processo de
trato com a matriz pedagógica africana, através da capoeira, descrevendo e analisando,
coletivamente, seus traços essenciais; ii) analisar as contradições existentes nas
proposições em desenvolvimento no trato com a cultura corporal, levantando
possibilidades superadoras, capazes de gerar um conhecimento descritivo crítico; iii)
compreender as dinâmicas decorrentes do processo de construção da capoeira como
prática pedagógica, com base num caso explorado segundo pressupostos de
Investigação-Ação, numa escola pública de Amargosa – BA; iv) identificar quais as
principais dificuldades que professores e alunos enfrentam no trato com a história e
cultura afro-brasileira e africana, considerando o aprofundamento e construção de
conhecimento sobre propostas facilitadoras do processo pedagógico, sustentadas
na capoeira.
Este trabalho traz como opção metodológica pressupostos da Investigação-Ação, que
tem como característica essencial capacitar/empoderar os interlocutores envolvidos no
estudo para o desenvolvimento autônomo, focado na exploração da solução do
problema identificado. A partir desta opção foi possível sistematizar dados suficientes
para referendar a relevância da capoeiragem como estratégia para trato com
africanidades na escola, enquanto resposta vital à diversidade, descrevendo os traços
peculiares dos sujeitos participantes no estudo.
Com base nos resultados, foi possível identificar possibilidades de alternativas
educacionais que colaboram com a melhoria do desenvolvimento das pessoas
envolvidas, problematizando a realidade da formação de professores, discutindo a ação
pedagógica, melhorando as relações plurais pela dialogicidade e, ainda, fortalecendo o
exercício da criticidade para a cidadania emancipatória. This paper, framed in a doctoral thesis under the Curriculum Development, investigates Capoeira, its limits and possibilities as an educational resource in formal education, considering the potential of Africanities in building methodological alternatives that enable an educational process compatible with the plurality / diversity of learners and the consequent empowerment for the full exercise of citizenship. We established as study object the pedagogical practices of African origin in Capoeira for the purpose of: i) characterizing limits and possibilities in the treatment process with African educational matrix, through Capoeira, describing and analyzing, collectively, its essential features; ii) analyzing the contradictions in the proposals being developed in dealing with body culture, raising overcoming possibilities capable of generating a critical descriptive knowledge; iii) understanding the dynamics arising from Capoeira building process as a pedagogical practice based on a case operated in Action-Research assumptions, a public school in Amargosa - BA; iv) identifying the main difficulties that teachers and students face in dealing with the history and African-Brazilian and African culture, considering the further development and construction of knowledge about enabling proposals of the educational process, held in Capoeira. This thesis brings Action Research assumptions as a methodological option, the essential feature of which is enabling / empowering partners involved in the study for autonomous development, focused on the exploration of solving identified problems. From this option was possible to systematize enough data to endorse the relevance of Capoeira as a strategy for dealing with Africanities at school, as a vital response to diversity, describing the peculiar traits of the participants in the study subjects. Based on the results, it was possible to identify possibilities of educational alternatives that contribute to improving the development of the people involved, questioning the reality of teacher education, discussing the pedagogical action, improving the plural relationships by dialogical and also strengthening exercise criticality for emancipatory citizenship. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências de Educação Especialidade em Desenvolvimento Curricular |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48710 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean Adriano Barros da Silva.pdf | 3,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |