Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/48328

TitlePerspectivas individuais sobre a necessidade de mudança: estudo de caso na Indústria Têxtil e do Vestuário Portuguesa
Other titlesIndividual perspectives on the need for change: a case study in the Portuguese Textile and Clothing Industry
Author(s)Maia, Laura Costa
Alves, Anabela Carvalho
Leão, Celina Pinto
KeywordsAnálise Qualitativa
Entrevistas semiestruturadas
Indústria Têxtil e do Vestuário
Interviews
Lean Production
Qualitative analysis
Textile and Clothing Industry
Issue dateSep-2014
PublisherAssociação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
JournalRISTI: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
Abstract(s)O objectivo deste trabalho é perceber de uma forma individual a necessidade de mudança e as suas causas, num estudo de caso na Indústria Têxtil e do Vestuário. Para atingir este objetivo, foram realizadas várias entrevistas semiestruturadas a chefias de nível hierárquico médio/alto da empresa. Foi possível perceber como os trabalhadores pretendem intervir na mudança bem como as suas atitudes nessa mudança. Para além destes tópicos, as estratégias usadas para participar na mudança, o porquê e como fazer essa mudança, alternativas e ganhos previstos foram também discutidos. Os resultados deste trabalho revelam uma consciencialização dos trabalhadores à necessidade da mudança e fatores como motivação, envolvimento, informação adaptação, foram identificados como importantes para a mudança. Risco e instabilidade foram fatores identificados como os mais negativos. É esta necessidade de mudança indispensável para a implementação de uma estratégia Lean Production bemsucedida na empresa.
The objective of this research is to study individual understandings regarding the need for change and its causes in a Textile and Clothing Industry (TCI) case study. To achieve this objective, semi-structured interviews with managers of medium/high hierarchical company’s level were conducted. The results reveal how workers intend to intervene in the change and their attitudes on that change. Topics as characterization of the working population; awareness of the need for change and its causes; strategies used to participate on the change; why and how to make the change; expected outcomes/results, were also addressed. The findings of this study reveal an awareness of workers to the need for change and factors such as motivation, involvement, information, and adaptation were identified as important to the change. Instability and risk were identified as the most negative factors. This need to change it is essential to successfully implement a Lean Production strategy in a company.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/48328
DOI10.17013/risti.e2.115-127
ISSN1646-9895
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CAlg - Artigos em revistas internacionais/Papers in international journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_Maia_et_al_RISTI.pdf
  Restricted access
814,92 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID