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dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorKuhn, Roselainepor
dc.date.accessioned2017-12-13T15:54:16Z-
dc.date.available2017-12-13T15:54:16Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationCunha, A.C & Kuhn, R. (2016). Reflexões: a criança, o brincar e a infância... do “outro lado do espelho” . In F. Ferreira et al (org), Investigação, formação docente e culturas da infância: Vol. II, Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (pp. 652-660).por
dc.identifier.isbn978-989-8765-46-8-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/48308-
dc.description.abstractQuando nos situamos na no campo da criança, do brincar e da infância, nos deparamos com inúmeras dimensões que se expressam individualmente e em inter-relação. As ideias de corporeidade, educação, escola, currículo, jogar, competir, razão, fenomenologia, contexto, natureza, imaginação e cultura são algumas dessas dimensões. Por outro lado, ao olharmos para a literatura (da especialidade) constatamos que a racionalidade positiva expressa nas várias ciências tem algo a dizer sobre essas dimensões. Porém, é um dizer que coloca criança, a infância e o brincar em etapas, fórmulas, geometrias e fases. No entanto, há outro mundo que parece muitas vezes esquecido no campo da intervenção pedagógica. Um mundo natural, fenomenológico, de energia iniciática. É esse mundo do outro lado do espelho tentaremos mostrar e dizê-lo. A presente reflexão tem por objetivos: Olhar para a criança, para o brincar e para a infância numa perspetiva fenomenológica e hermenêutica; Tentar mostrar que a criança, o brincar, a infância fazem parte do campo do fenómeno original e inaugural; Contribuir para novos olhares pedagógicos, de pensamento e ação, nas primeiras idades. Os resultados reflexivos mostram que a criança, o brincar, a infância, são, (também) do campo primeiro da existência. Como uma espécie de nódulo emocional, a criança, a infância e o brincar podem ser encarados como fenómenos que se situam muito além das racionalidades, ainda que também se localizem no centro de sucessivas reconfigurações teóricas. E estes são argumentos que poderão contribuir com outras abordagens e olhares pedagógicos levando a criança, para a frente, para diante, enfim, para a vidapor
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; CAPES- Brasil (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherWhitebookspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectBrincarpor
dc.titleReflexões: a criança, o brincar e a infância... do “outro lado do espelho”por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage652por
oaire.citationEndPage660por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAtas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância “Investigação, formação docente e culturas da infância”por
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