Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48308
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, António Camilo | por |
dc.contributor.author | Kuhn, Roselaine | por |
dc.date.accessioned | 2017-12-13T15:54:16Z | - |
dc.date.available | 2017-12-13T15:54:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | Cunha, A.C & Kuhn, R. (2016). Reflexões: a criança, o brincar e a infância... do “outro lado do espelho” . In F. Ferreira et al (org), Investigação, formação docente e culturas da infância: Vol. II, Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (pp. 652-660). | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8765-46-8 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/48308 | - |
dc.description.abstract | Quando nos situamos na no campo da criança, do brincar e da infância, nos deparamos com inúmeras dimensões que se expressam individualmente e em inter-relação. As ideias de corporeidade, educação, escola, currículo, jogar, competir, razão, fenomenologia, contexto, natureza, imaginação e cultura são algumas dessas dimensões. Por outro lado, ao olharmos para a literatura (da especialidade) constatamos que a racionalidade positiva expressa nas várias ciências tem algo a dizer sobre essas dimensões. Porém, é um dizer que coloca criança, a infância e o brincar em etapas, fórmulas, geometrias e fases. No entanto, há outro mundo que parece muitas vezes esquecido no campo da intervenção pedagógica. Um mundo natural, fenomenológico, de energia iniciática. É esse mundo do outro lado do espelho tentaremos mostrar e dizê-lo. A presente reflexão tem por objetivos: Olhar para a criança, para o brincar e para a infância numa perspetiva fenomenológica e hermenêutica; Tentar mostrar que a criança, o brincar, a infância fazem parte do campo do fenómeno original e inaugural; Contribuir para novos olhares pedagógicos, de pensamento e ação, nas primeiras idades. Os resultados reflexivos mostram que a criança, o brincar, a infância, são, (também) do campo primeiro da existência. Como uma espécie de nódulo emocional, a criança, a infância e o brincar podem ser encarados como fenómenos que se situam muito além das racionalidades, ainda que também se localizem no centro de sucessivas reconfigurações teóricas. E estes são argumentos que poderão contribuir com outras abordagens e olhares pedagógicos levando a criança, para a frente, para diante, enfim, para a vida | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; CAPES- Brasil (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Whitebooks | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.title | Reflexões: a criança, o brincar e a infância... do “outro lado do espelho” | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 652 | por |
oaire.citationEndPage | 660 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Atas do II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância “Investigação, formação docente e culturas da infância” | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
II Seminario Luso B Cunha Reflexões a criança, o brincar e a infancia.pdf | 9,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |