Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48307
Título: | Elementary school students' attitudes towards gypsy people: school-based video training to increase knowledge and decrease stigma |
Outro(s) título(s): | Atitudes de alunos do ensino básico acerca da etnia cigana: uma intervenção escolar através de um vídeo para e aumentar o conhecimento e diminuir o estigma |
Autor(es): | Pereira, Beatriz Neves |
Orientador(es): | Rosário, Pedro Magalhães, Paula |
Palavras-chave: | Etnia Cigana Inclusão escolar Curta-intervenção Ensino básico Gypsy ethnicityl School inclusion Short-intervention Elementary school |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | A taxa de abando escolar entre a etnia Cigana é elevada, sendo que diversos
programas de intervenção têm sido desenvolvidos para alterar este cenário. Contudo, estes
programas focam na adaptação da cultura Cigana à cultura dominante. Assim, estas
intervenções não promovem uma mudança de atitudes da população dominante relativamente
à população Cigana. O objetivo deste estudo é testar a eficácia de uma intervenção escolar
com base num vídeo educativo de forma a aumentar o conhecimento e diminuir o estigma em
relação à população Cigana, com o objetivo último de promover a sua inclusão. Foram
recrutadas 34 turmas do 4.º e 5.º ano de escolaridade, totalizando 663 participantes. O préteste
decorreu uma semana antes da intervenção, e o pós-teste imediatamente após a mesma.
Para avaliar se as mudanças se mantêm ao longo do tempo, realizou-se um follow-up três
meses após a intervenção. Os resultados indicam que as atitudes em relação à etnia Cigana
melhoraram e a distância social diminuiu. Contudo, decorridos três meses da intervenção, as
atitudes voltam a níveis semelhantes aos do pré-teste. Estes resultados sugerem que é
importante dar continuidade a intervenções deste cariz de modo a que se possam manter os
seus efeitos ao longo do tempo. The rate of school dropout among Gypsy population is high and several intervention programs have been developed to change this scenario. However, the focus of these programs has been on the adaptation of the Gypsy culture to the dominant culture. Thus, these interventions do not promote a change of attitudes of the dominant population towards Gypsy people. The purpose of this study is to test the effectiveness of a school intervention based on an educational video to increase knowledge and decrease stigma towards Gypsy people, with the ultimate aim of promoting their inclusion. Thirty-four classes from the 4th and 5th grade were recruited, making a total of 663 participants. The pre-test took place one week before the intervention and the post-test immediately after the intervention. To evaluate if the changes are maintained over time, a follow-up was performed three months after the intervention. The results indicate that the attitudes towards Gypsy people become more positive and the social distance decreased. However, three months after the intervention the scores for the attitudes returned to the pre-test levels. These results suggest that it is important to continue the interventions of this kind so that their effects can be sustained over time. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48307 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatriz Neves Pereira.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |