Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/48304
Título: | Fatores de eficácia na intervenção clínica no mutismo seletivo: estudo de caso |
Autor(es): | Figueiras, Ana Sofia Neves |
Orientador(es): | Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de |
Palavras-chave: | Mutismo seletivo Terapia cognitiva-comportamental Terapia pelo jogo Equipa de terapeutas Mutism Cognitive behavioral therapy Play therapy Therapist's team |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O mutismo seletivo é uma perturbação complexa, bastante resistente à terapia, em que se deve
ter em atenção todos os fatores situacionais, contextuais, e características individuais da
criança, para um tratamento bem-sucedido. Este estudo de caso demonstra o processo de
avaliação e terapêutico de uma menina de 10 anos que apresenta mutismo seletivo. O objetivo
principal é compreender mais detalhadamente esta perturbação e as suas implicações na vida
da criança. Recorrendo a uma terapia cognitiva-comportamental adaptada, com recurso ao
jogo como forma de intervenção, pretendeu-se perceber quais revelaram ser as melhores
estratégias com sucesso ao longo de todo o processo terapêutico. O tratamento consistiu em
47 sessões, incluindo psicoeducação, relaxamento, jogos lúdicos, exposição e sistema de
recompensas. Os progressos obtidos são listados ao longo do estudo e surgem de um trabalho
em equipa de terapeutas, direcionado especificamente para a criança. Ainda são necessários
estudos nesta problemática, para encontrar mais respostas que possam ajudar estas crianças. Selective mutism is a complex disorder, quite resistant to therapy, in which all the situational and contextual factors, and individual characteristics of the child must be taken into account in order for a successful treatment. This case study demonstrates assessment and therapeutic processes of a 10-year-old girl with selective mutism. The main objective is to detailed understand this disorder and its implications in child's life. Using adapted cognitivebehavioral therapy, and play-therapy as a form of intervention, we tried to understand what proved to be the best strategies successfully throughout the therapeutic process. The treatment consisted of 47 sessions, including psychoeducation, relaxation, playful games, exposure and rewards system. The progress achieved is listed throughout the study and comes from a teamwork of therapists, specifically aimed at the child. Studies are still needed on this problem, to find more answers that can help these children. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48304 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Sofia Neves Figueiras.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |