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TítuloFatores de eficácia na intervenção clínica no mutismo seletivo: estudo de caso
Autor(es)Figueiras, Ana Sofia Neves
Orientador(es)Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
Palavras-chaveMutismo seletivo
Terapia cognitiva-comportamental
Terapia pelo jogo
Equipa de terapeutas
Mutism
Cognitive behavioral therapy
Play therapy
Therapist's team
Data2017
Resumo(s)O mutismo seletivo é uma perturbação complexa, bastante resistente à terapia, em que se deve ter em atenção todos os fatores situacionais, contextuais, e características individuais da criança, para um tratamento bem-sucedido. Este estudo de caso demonstra o processo de avaliação e terapêutico de uma menina de 10 anos que apresenta mutismo seletivo. O objetivo principal é compreender mais detalhadamente esta perturbação e as suas implicações na vida da criança. Recorrendo a uma terapia cognitiva-comportamental adaptada, com recurso ao jogo como forma de intervenção, pretendeu-se perceber quais revelaram ser as melhores estratégias com sucesso ao longo de todo o processo terapêutico. O tratamento consistiu em 47 sessões, incluindo psicoeducação, relaxamento, jogos lúdicos, exposição e sistema de recompensas. Os progressos obtidos são listados ao longo do estudo e surgem de um trabalho em equipa de terapeutas, direcionado especificamente para a criança. Ainda são necessários estudos nesta problemática, para encontrar mais respostas que possam ajudar estas crianças.
Selective mutism is a complex disorder, quite resistant to therapy, in which all the situational and contextual factors, and individual characteristics of the child must be taken into account in order for a successful treatment. This case study demonstrates assessment and therapeutic processes of a 10-year-old girl with selective mutism. The main objective is to detailed understand this disorder and its implications in child's life. Using adapted cognitivebehavioral therapy, and play-therapy as a form of intervention, we tried to understand what proved to be the best strategies successfully throughout the therapeutic process. The treatment consisted of 47 sessions, including psychoeducation, relaxation, playful games, exposure and rewards system. The progress achieved is listed throughout the study and comes from a teamwork of therapists, specifically aimed at the child. Studies are still needed on this problem, to find more answers that can help these children.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/48304
AcessoAcesso aberto
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