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https://hdl.handle.net/1822/48254
Título: | Adaptabilidade de carreira em adolescentes: eficácia de uma intervenção vocacional |
Outro(s) título(s): | Career adaptability in adolescents: efficacy of a career intervention |
Autor(es): | Rodrigues, Bárbara Alexandra Cunha |
Orientador(es): | Cunha, Maria Céu |
Palavras-chave: | Intervenção vocacional Adaptabilidade Avaliação da eficácia Adolescência Career intervention Adaptability Efficacy Adolescence |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este estudo destina-se a avaliar a eficácia de uma intervenção psicológica vocacional em grupo na adaptabilidade de carreira de adolescentes. A intervenção inclui cinco sessões semanais de 90 minutos, com os alunos, e duas sessões com os encarregados de educação. Destina-se a apoiar uma tomada de decisão eminente, numa abordagem relacional desenvolvimentista do aconselhamento de carreira. Participaram 1732 alunos de ambos os sexos [895 (51,7%) raparigas, com idades entre os 13 e os 18 anos (M=14.40, DP= 0.81)], distribuídos por grupo de intervenção (n = 1262) e comparativo (n = 470). Os participantes frequentavam o 9º ano em 15 escolas públicas de Braga. Os resultados da intervenção avaliaram-se com a Escala sobre Adaptabilidade, num pré e pós-teste. Recorreu-se à análise de variância multivariada bifatorial mista, para testar diferenças interindividuais em função do grupo, entre os dois momentos de avaliação, e da interação entre tempo e grupo, nas dimensões da adaptabilidade de carreira. Verificou-se um efeito multivariado estatisticamente significativo do momento de avaliação e da interação entre o tempo e o grupo na adaptabilidade, e valores de magnitude dos efeitos da intervenção de baixos a moderados. Conclui-se sobre a eficácia do programa e sobre a necessidade de desenvolvimento de investigações futuras. This study aims to evaluate the effectiveness of a career group intervention in adolescents’ career adaptability. The program includes five weekly sessions of 90 minutes with students, and two sessions with the caregivers. It is intended to support an eminent decision-making based on a developmental relational approach to career counseling. Participated 1,732 students of both sexes [895 (51.7%) girls, aged 13 to 18 years old (M = 14.40, SD = 0.81)], distributed by and intervention (n = 1262) and comparison (n = 470) groups. Participants attended the 9th grade in 15 public schools in Braga. The results of the intervention were assessed with the Adaptability Scale, in a pre- and post-test. Multivariate bifatorial mixed analysis of variance was used to test interindividual differences as a function of the group, between the two moments of assessment, and the interaction between time and group, in the dimensions of career adaptability. There was a statistically significant multivariate effect of the time of assessment and the interaction between the time and group in adaptability, and magnitude of the effects of low to moderate intervention. We conclude on the effectiveness of the program and on the need to develop future research. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/48254 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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