Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47970

TítuloComunicação também é Engenharia e Construção: estudo de caso do Grupo Casais
Outro(s) título(s)Communication also is Enginnering and Construction: Grupo Casais' case study
Autor(es)Silva, Sílvia Raquel Sousa Mendes Deolindo da
Orientador(es)Gama, Maria Gabriela
Data2016
Resumo(s)Em Portugal, a última década de crise trouxe grandes desafios ao tecido empresarial. Numa altura em que a economia começou a conhecer alguma retoma, subsistem no mercado as empresas que inovaram com segurança e sustentabilidade, que revelaram uma visão extemporânea, que apostaram no crescimento sólido e que, acima de tudo, reuniram esforços e forças internas para ultrapassar as adversidades. No fim da "tempestade", ficam legados únicos, experiências enriquecedoras, elos e ligações duradouros, comunidades com história preparadas para outras e novas aventuras, mudanças existentes e melhorias contínuas. Porque o mundo e os negócios evoluem constantemente, os desafios continuam a impor-se às organizações, às suas administrações e aos seus colaboradores. Na generalidade das empresas portuguesas, os departamentos de comunicação ainda não são apostas certas e garantidas. Na ausência de um posicionamento claro nas estruturas organizacionais, o profissional de comunicação assegura uma pluralidade de funções e papéis transversais. Qual tem sido o papel da comunicação dentro das empresas? Como tem evoluído e como se posiciona nas estruturas organizacionais? Qual o seu âmbito de atuação e o seu contributo para a gestão dos negócios e do capital humano? E, muito importante também, quais os desafios e as exigências que o presente e o futuro próximo reservam para a comunicação e para os profissionais desta área nas organizações? Este relatório apresenta uma década de experiência profissional, partilha boas práticas e tenta refletir sobre as limitações existentes, os obstáculos a ultrapassar e os desafios a atingir na comunicação do Grupo Casais, um grupo empresarial português do setor da engenharia e construção com mais de 20 anos de internacionalização, que opera em 14 mercados e está prestes a completar seis décadas de atividade, mantendo uma herança e administração familiar que vai na terceira geração.
In Portugal, the last decade crisis' has brought great challenges to business environment. When the economy begins to meet some recovery, only the companies that innovated with safety and sustainability will remain on the market; those which revealed an extemporaneous vision, which bet on strong growth and, above all, the ones which joined forces and internal strengths to overcome adversity. At the end of the "storm", it will remain unique legacies, enriching experiences, longlasting relationships, communities with history and prepared for new adventures, evolution and continuous improvement. Because the world and the businesses are constantly evolving, organizations, boards and employees will continue to be challenged. In most of Portuguese companies, communication departments are not yet guaranteed bets. In the absence of a clear position in the organizational structure, the communication professional ensures a plurality of functions and cross-cutting roles. What has been the role of communication in the organizations? How it has evolved and what is its position in the organizational structure? What is its scope and its contribution to business management and to the human capital? Also very important, what challenges and demands are reserved for communication and its' professionals in the present and in the near future? This report presents 10 years of professional experience, shares some best practices and tries to speculate on the constraints, obstacles and challenges that the Group Casais' communication department will have to deal with. Grupo Casais is a Portuguese business group in the engineering and construction sector with over 20 years of internationalization which operates in 14 markets and is about to complete six decades of activity, maintaining a family-owned enterprise characteristic managed by the third generation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências da Comunicação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47970
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silvia Raquel Sousa Mendes Deolindo da Silva.pdfDissertação de Mestrado21,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID