Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/47870

TitleOpus artificem probat
Author(s)Rocha, Acílio da Silva Estanqueiro
KeywordsMonção
Minho
Galiza
José Emílio Moreira
Issue dateMar-2014
PublisherUniversidade do Minho. Casa Museu de Monção
Citation"Opus artificem probat", in José Viriato Capela (coord.), Monção entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos, Universidade do Minho - Casa Museu de Monção, 2014, pp. 19-26.
Abstract(s)O presente texto insere-se numa obra que pretende ser um retrato cultural de Monção, nas suas multímodas dimensões, desde a geográfica e histórica à patrimonial e arqueológica, e com ela homenagear também o Dr. José Emílio Moreira, que foi Presidente desse Município durante 16 anos (1997-2013), período em que me cruzei com ele, era eu Vice-Reitor da Universidade do Minho, com a tarefa de instalar a Casa Museu de Monção – legado de D. Maria Teresa Salgueiro – como Unidade Cultural da Universidade do Minho. Ora, nesse projecto, sempre contei com o valioso apoio, empenhado e entusiasta, do ilustre Autarca monçanense, que foi obreiro de grandes transformações no concelho, o que pretendo expressar com o título em latim, “opus artificem probat”, “a obra mostra o artista”, ou, se quisermos, e mais livremente, “o trabalho é que faz o homem”. Neste contexto, são tecidas algumas reflexões sobre a região do Minho, do Minho e da Galiza – a Casa Museu de Monção é preciso elo entre a Universidade do Minho e as Universidades da Galiza – e das novas perspectivas destas regiões no âmbito da União Europeia, pois o “espírito europeu”, de cariz federalista, exerce-se por entre esses três níveis – o regional, o nacional, o supranacional.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/47870
ISBN978-989-95362-3-4
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monção.pdf3,83 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID