Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/478
Título: | Learner autonomy and teacher development : a brief introduction to GT-PA as a learning community |
Autor(es): | Vieira, Flávia |
Data: | 2002 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | [VIEIRA, Flávia [et al.], org. – “Pedagogy for autonomy and english learning : proceedings of the Conference of the Working Group-Pedagogy for Autonomy, 1, Braga, 2001”. Braga: Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8746-05-9. p. 13-24.] |
Resumo(s): | A autonomia do aluno e o desenvolvimento profissional do professor, principais tópicos deste encontro, são também as principais áreas de reflexão e acção do GT-PA (Grupo de Trabalho – Pedagogia para a Autonomia). Constitui objectivo deste texto apresentar o GT-PA como uma comunidade de aprendizagem e clarificar o modo de entendimento desses tópicos no seu seio, com ênfase nos seguintes aspectos: o papel do aluno numa pedagogia para a autonomia e o papel dos professores numa formação que facilite o desenvolvimento dessa pedagogia. Começarei por fazer uma caracterização do grupo, seguida da apresentação de condições para a autonomia do aluno e o desenvolvimento profissional do professor, essenciais à compreensão da direcção assumida pelo nosso trabalho. Learner autonomy and teacher development, the main topics of this meeting, are also the main areas for reflection and action within GT-PA (Grupo de Trabalho – Pedagogia para a Autonomia). The purpose of this paper is to introduce GT-PA as a learning community and to clarify the way these topics are understood within the group with a focus on two specific aspects: the role of the learner in a pedagogy for autonomy and the role of teachers in professional development towards learner autonomy. I will start by characterising the group and then present some basic conditions for learner autonomy and teacher development, which help clarify the direction we are trying to follow in our work. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/478 |
ISBN: | 972-8746-05-9 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FlaviaVieira.pdf | 500,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |