Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47795

TítuloAs rotinas de produção jornalística em campanha eleitoral: o caso das eleições presidenciais de 2016 no Observador
Autor(es)Mendes, Inês Gonçalves
Orientador(es)Marinho, Sandra
Palavras-chaveCiberjornalismo
Rotinas de produção jornalísticas
Cobertura noticiosa
Campanha eleitoral
Eleições presidenciais
Online journalism
Journalistic production routines
News coverage
Electoral campaign
Presidential elections
Data2016
Resumo(s)As campanhas eleitorais são momentos da vida política que, pela sua importância e dimensão, implicam uma cobertura alargada por parte dos meios de comunicação, que têm a seu cargo a missão de informar a população. Estas campanhas implicam uma vasta quantidade de temas a tratar e um extenso número de artigos, tal como foi possível constatar durante o estágio curricular levado a cabo no jornal Observador. Importa, por isso, perceber quais são as rotinas de produção jornalística durante uma campanha eleitoral, dado que, por serem um momento diferente da vida política, obrigam a uma dinâmica também ela diferente, quer por parte dos jornalistas, quer dos meios de comunicação. A forma como essa cobertura é feita, ou seja, o foco e o destaque dados à horse race, aos perfis dos candidatos, ou aos eventos de campanha são aspetos relevantes para que se possa ter uma perceção daquela que é a rotina de produção durante o período de campanha eleitoral. É também necessário perceber se existem mudanças na orgânica de trabalho destes profissionais, ou seja, que tipo de preparação ocorre antes destes eventos e se existe opção por trabalhos distintos daquilo que é o usual do dia-a-dia. Por outro lado, é essencial ter em atenção a natureza do meio de comunicação. A Internet abriu as portas ao ciberjornalismo e a projetos exclusivamente online – caso do Observador –, cujos ritmos e possibilidades de formatação dos conteúdos são únicos tendo em conta a sua natureza. O ciberjornalismo permite, por exemplo, a existência de materiais que a imprensa não permite, como é o caso dos live blogs ou das tags agregadoras de conteúdos. É, por isso, objetivo deste Relatório de Estágio compreender as rotinas de produção jornalísticas durante a campanha para uma eleição presidencial (se ocorrem mudanças, ou não), num jornal que opera exclusivamente no domínio do ciberjornalismo.
Electoral campaigns are political moments that, because of their importance and dimension, involve an extensive coverage by the media, whose mission is to inform the public. These campaigns imply a vast amount of issues to be addressed and a huge quantity of articles, as it was possible to notice during the internship at the online newspaper Observador. So, it is important to understand how journalistic production routines work during an electoral campaign, due to the fact that, being a different political moment, they also require different dynamics, either by journalists, or the media. The way this coverage is made, that is, the focus and highlight given to the horse race, the candidates’ profile, or campaign events are important aspects to be taken into consideration so as to have an insight of the production routine during the electoral campaign period. It is also necessary to comprehend if the journalists’ working organics changes or not, that is, what kind of preparation happens before these events and if there is an option for news items that are different from the usual ones. Furthermore, it is of great importance to take into account medium features. The Internet has opened the doors to online journalism and to solely online projects – like Observador –, whose rhythms and content formatting possibilities are unique due to its nature. Online journalism allows, for example, the existence of materials not allowed by a press format, such as live blogs and tags, which assemble all the articles identified with a certain tag. Thus, the main goal of this report is to comprehend the journalistic production routines during an electoral campaign of a presidential election (the existence of changes) in a newspaper that works exclusively online.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47795
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Gonçalves Mendes.pdf5,53 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID